A chama olímpica deu início à sua viagem internacional nesta quarta, dia 2, quando partiu de Atenas para Sydney a bordo de um avião chamado de Zeus. O fogo será protegido pela “lanterna mágica” enquanto for transportado pelo ar na viagem por 27 países nos próximos 38 dias.

Continua depois da publicidade

Mais de 200 pessoas em dois aviões vão acompanhar o revezamento, que levará a chama pela primeira vez aos cinco continentes, estreando na África e na América Latina. Os revezamentos da tocha em Sydney/2000 e Atlanta/1996 saíram pouco do país onde o evento foi realizado.

Quando chegar a Sydney, a chama será usada para acender a tocha, que será passada então para centenas de corredores até voltar à Grécia. A australiana Cathy Freeman, campeã olímpica dos 400m, será a primeira a carregá-la em Sydney, última cidade que recebeu os Jogos.

A chama passará pelo Rio no dia 13 de junho e retorna à Grécia no dia 9 de julho para uma última viagem pelo país antes de entrar no Estádio Olímpico para acender a pira na abertura dos Jogos, em 13 de agosto. As informações são da Agência Reuters.

Continua depois da publicidade