As mortes de quatro cães por envenenamento em Palhoça, na Grande Florianópolis, estão sendo investigadas pela Polícia Civil. A chacina dos animais foi registrada em um boletim de ocorrência na sexta-feira (11). Um levantamento indica que a morte por envenenamento já vitimou aproximadamente 20 cachorros no município neste ano.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Segundo a delegada Débora Mariani Jardim, três dos cães eram de uma protetora animal e o outro era de um vizinho. Os quatro animais ficavam em terrenos no bairro Guarda do Cubatão. A mulher registrou a denúncia dos óbitos no sistema da Polícia Civil e contatou a Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) do município.
A notícia da morte de mais quatro cães assassinados chegou aos grupos de protetores e ativistas da causa animal da região. Eles afirmam, segundo a delegada, que mais de 20 animais perderam a vida neste ano por envenenamento.
Mais de 100 cachorros em situação de maus-tratos são encontrados em canil clandestino de SC
Continua depois da publicidade
A partir dessas alegações, a Civil está levantando exatamente quantos casos de envenenamento foram registrados ao longo de 2022, mas a responsável pelo caso confirma que são cerca de 20 vítimas.
— Diante desses absurdos que estão acontecendo em Palhoça, tem uma equipe de investigação que está só em cima disso e denúncias sobre animais — afirmou Jardim.
No entanto, a delegada informa que, para investigar as mortes dos cães, é preciso ter a confirmação da causa do óbito e o registro do boletim de ocorrência. Sem os documentos necessários para sustentar a investigação, é mais difícil responsabilizar o culpado pelas mortes, ressalta:
— Não basta falar “meu cão foi envenenado”. É preciso de um laudo veterinário, um documento de um médico veterinário ou da Dibea. Se temos essa comprovação, vamos investigar quem fez isso.
Continua depois da publicidade
A delegada ainda afirmou que um inquérito policial anterior semelhante, instaurado sobre envenenamento de cães, já está em fase final e aponta um suspeito.
Veja também
VÍDEO: cachorro embarca em ônibus e “faz graça” em SC
Cachorro com canudo de formatura rouba a cena em SC e vídeo viraliza; veja
VÍDEO: Após brigar com gato, cachorro abre portão eletrônico e foge de casa em MS