A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou, nesta quarta-feira, relatório de auditoria que aponta desvios de recursos públicos no Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). A auditoria, realizada em 2014 – quando a Pasta estava sob gestão do senador Marcelo Crivella (PRB/RJ) -, acompanhou a execução de contratos, além da atuação do Ministério no levantamento de dados de produção pesqueira. O trabalho foi consolidado no relatório de demandas externas, que constatou uma série de irregularidades na gestão do Ministério da Pesca.
Continua depois da publicidade
O relatório apontou a existência de dados falsos sobre a produção pesqueira e aquícola nacional, que estão sendo encaminhados para entidades internacionais, como Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e Comissão Internacional para Conservação do Atum Atlântico (ICCAT). Tais informações, mesmo com manifestação contrária de área técnica do órgão quanto à confiabilidade, foram produzidas e divulgadas, diz o relatório da CGU.
CGU pretende concluir processos contra empresas até final do ano, diz ministro
STF afirma que Mercadante e Aloysio Nunes não são investigados na Lava-Jato
O documento mostra casos de pagamentos indevidos a servidores sem a devida comprovação de efetivo trabalho, assim como conflito de interesses na seleção de funcionários terceirizados de empresas contratadas.
Continua depois da publicidade
A informação divulgada pela CGU revela, ainda: “Quanto a contratos e licitações, constatou-se direcionamento na contratação de empresa responsável pela locação de veículos ao Ministério; inclusão de cláusulas antieconômicas em licitação; pagamentos sem comprovação da prestação de serviços; falhas na condução de processos licitatórios e no aditamento de contratos; desclassificação de empresa licitante sem amparo normativo; falhas na fiscalização; entre outros.”
Segundo a CGU, o Ministério da Pesca recebeu o relatório ‘e já adotou algumas medidas corretivas’.
Youssef diz que Ricardo Pessoa “ajudava” com caixa dois fora de esquema na Petrobras
“A recuperação da Petrobras será longa”, adverte presidente do conselho da estatal
“Houve criação de comissão de sindicância investigativa e abertura de processos para apuração de responsabilidade, além da elaboração de estudos técnicos para apurar a real necessidade de serviços de locação de veículos.”
O relatório também foi encaminhado ao Tribunal de Contas da união (TCU) e à Corregedoria-Geral da União, área da CGU responsável pela aplicação de penalidades a servidores.
Continua depois da publicidade
A reportagem solicitou manifestação do senador Marcelo Crivella e aguarda retorno.
Ministros e senador negam ter recebido doações irregulares
Prefeita “ostentação” é cassada no Maranhão
Defesa
Em nota divulgada em sua página na internet, o Ministério da Pesca, agora sob comando do ministro Helder Barbalho, afirma que já ‘conseguiu sanar os problemas apontados pela auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU), realizada em 2014″.
*Estadão Conteúdo