O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) no bairro Aventureiro, em Joinville, será oficialmente entregue à comunidade na semana de aniversário da cidade, em março. A confirmação foi feita pelo prefeito Udo Döhler durante reunião com moradores nesta semana.

Continua depois da publicidade

O fato novo, durante o encontro, foi a decisão de implantar a drenagem e pavimentação em toda extensão da rua Guilherme Klein, desde a avenida Santos Dumont até a rua Jacupiranga, numa extensão de 1,1 km. A proposta inicial era fazer a pavimentação em apenas trecho da rua Guilherme Klein.

:: Leia as últimas notícias de Joinville e região

O secretário da Subprefeitura Nordeste, Valdemir Schulze, disse que serão aplicados na drenagem tubos de várias bitolas, de 0,40 a 1 metro. O gerente de Pavimentação da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Miguel Mello, explicou que a rua já conta com projeto de drenagem orçado em R$ 850 mil. A obra deve exigir um trabalho de escavamento, para que a pista de asfalto não fique acima do nível das casas.

Confirmada a obra e a entrega oficial, caberá à Fundação Cultural concluir a implantação de equipamentos no Centro de Artes e Esportes, como mobiliário e equipamentos, assim como recuperar algumas áreas e equipamentos já em uso, como pintura e parque infantil.

Continua depois da publicidade

O equipamento, em uso pela comunidade desde o ano passado, abriga atualmente um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), a sede da Subprefeitura Nordeste e uma base dos Bombeiros Voluntários. Nesse tempo, a Fundação Cultural já promoveu eventos, levando aos moradores atrações de teatro, cinema, dança, música e artes marciais.

A escolha do bairro Aventureiro para a implantação do CEU se deu porque a região se encaixa nas características propostas pelo projeto do Ministério da Cultura: região periférica, de baixa renda e comunidade organizada em associações. O bairro é o que tem maior número de moradias, 10.524, e o mais populoso segundo o IBGE de 2013 com 37.058 habitantes.