A primeira pesquisa Ibope em Florianópolis depois do começo da propaganda eleitoral mostra Cesar Souza Junior (PSD) e Angela Albino (PC do B) empatados no limite da margem de erro. Cesar lidera, com 33%, enquanto Angela tem 28%. Gean Loureiro (PMDB) aparece em terceiro, com 12%. O levantamento, contratado pelo Grupo RBS, ouviu 805 pessoas entre os dias 28 e 30 de agosto.

Continua depois da publicidade

Os outros três candidatos estão em patamares bem abaixo. O melhor colocado é Elson Pereira (PSOL), com 2%. Janaina Deitos (PPL) tem 1%, e Gilmar Salgado (PSTU) não pontuou. Brancos e nulos somam 11%, e 13% da população não sabe em quem votar ou não respondeu.

Os números da pesquisa mostram uma inversão de posições entre os dois candidatos melhor colocados em relação ao levantamento do Ibope divulgado em 17 de junho. Naquele momento, eles ainda eram pré-candidatos. Angela tinha 26% das intenções de voto, contra 21% de Cesar.

A pesquisa atual revela ainda que Gean Loureiro tem 20% de intenções de voto entre os eleitores que estudaram da quinta à oitava série. Angela tem a preferência da população com ensino superior, 35%. Cesar foi citado por 47% que cursaram até a quarta série.

Continua depois da publicidade

Num eventual segundo turno na disputa em Florianópolis, foram apresentados três cenários. Em confronto com Angela, Cesar vence com margem pequena – 39% a 36%. Diante de Gean, a vantagem é maior – 44% a 22%. Na simulação entre o peemedebista e Angela, Gean também perde: a candidata do PC do B aparece com 46% das intenções de voto, contra 21% de Gean.

A pesquisa revela que entre os três primeiros, o menor índice de rejeição é da candidata do PC do B: 11% responderam que não votariam nela. Cesar tem 18%, e Gean, 31%. O Ibope também perguntou como os entrevistados classificam os governos do prefeito de Florianópolis, Dário Berger (PMDB), do governador Raimundo Colombo (PSD) e da presidente Dilma Rousseff (PT).

Ficha técnica

Contratante: Grupo RBS

Pesquisa de campo: 28 a 30 de agosto de 2012

Amostra: 805 pessoas

Margem de erro: três pontos percentuais, para cima ou para baixo

Registro: protocolo 00142/2012, no TRE-SC