Cesar Cielo não irá para a Olimpíada do Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira, durante as finais do Maria Lenk, que atrasaram devido à falta de luz no Estádio Olímpico Aquático, o nadador ficou em terceiro lugar na final dos 50m livre, com tempo de 21s91.
Continua depois da publicidade
— Infelizmente não aconteceu. Acho que, para todo o público aí, o Brasil está indo com os dois melhores. Boa sorte para eles. Vou torcer o máximo que eu posso — disse após a prova, sem segurar a emoção. — Bola para frente. O Brasil vai bem. Desculpa pai, desculpa mãe. Dessa vez não deu.
Leia mais
Estádio Olímpico Aquático tem queda de energia antes das finais do Maria Lenk
Continua depois da publicidade
Rio 2016 libera novo lote de ingressos para cerimônias e atletismo nesta quinta-feira
Chama Olímpica será acesa nesta quinta na Grécia; saiba mais
Os representantes do Brasil na prova serão Bruno Frautus e Ítalo Manzine. Bruno ficou em primeiro lugar, com 21s74, e Ítalo Manzine veio em seguida, com 21s82.
O bicampeão olímpico e tricampeão mundial saiu da piscina visivelmente emocionado e aplaudido pela torcida. A princípio, o resultado encerra qualquer chance de Cielo participar da Olimpíada.
— Mudei toda minha vida, levei minha família para os Estados Unidos. O Brasil está bem representado. Da minha parte, vou pedir desculpas a vocês. Fiquei muito aquém do que sei fazer. Tive um ano difícil em 2015 e não nadei bem hoje. É muito difícil estar conversando com vocês. É bola para frente, o Brasil vai bem — declarou Cielo, em entrevista ao SporTV.
Continua depois da publicidade
Ele já havia batido o índice nos 100m livre (48s99), mas registrou apenas o sétimo melhor tempo da equipe brasileira (48s97). Marcelo Chierighini e Nicolas Oliveira se garantiram, assim como no revezamento 4x100m livre, que terá ainda os titulares João de Lucca e Matheus Santana.
Para fazer parte do time como reserva, Cielo deveria se classificar para ao menos uma prova individual. Não foi o que aconteceu.
Mais cedo, o astro já tinha assegurado o índice nos 50m ao fazer 21s99, marca melhor que a de Manzine até então. Em competições oficiais, ele não nadava abaixo da marca mínima exigida pela Federação Internacional de Natação (Fina) desde o Maria Lenk de 2015, há mais de um ano.
Continua depois da publicidade
Na ocasião, fez 21s84. No período, teve de lidar com dores no ombro esquerdo e perdeu o foco nas piscinas.
*ZHESPORTES E LANCEPRESS