Atualizada às 16h

Campeão olímpico e mundial, Cesar Cielo caiu na água pela primeira vez neste domingo, na eliminatória dos 100m livre, e venceu sem dificuldades, com o tempo de 48s89. Cielo foi o único que nadou abaixo dos 49 segundos. Já Fabiola Molina venceu a primeira eliminatória dos 100m costas, com o tempo de 1m02s81, quarto no geral.

Continua depois da publicidade

Cielo comemorou o fato de não ter sentido os efeitos da altitude no México.

– Dei uma segurada no final. Independente do resultado, deu para superar o maior adversário aqui, que é a altitude. Queria entrar com um tempo legal na final e consegui. Tem uma molecada aqui que está louca para ganhar de mim. Tenho que ficar esperto. Vou buscar o recorde da prova, que é meu mesmo – disse Cielo, que no Pan do Rio, em 2007 nadou a prova em 48s79.

A final da prova dos 100m livre será na noite deste domingo, 22h15min. A medalha de ouro dos 100m costas será disputada às 22h.

Continua depois da publicidade

Mais brasileiros na final

A decisão dos 200m livre terá outras duas brasileiras: Jessica Cavalheiro e Tatiana Barbosa, que largarão, respectivamente, na sexta e oitava colocação.

Já no revezamento, uma equipe desfalcada de Cesar Cielo e Bruno Fratus, que haviam disputado as eliminatórias dos 100m momentos antes, ficou em segundo lugar nas semis. O tempo de Gabriel Mangabeira, Henrique Rodrigues, Thiago Pereira e Nicholas Santos foi de 3min23s64.