O hábito de tomar uma gelada virou coisa séria para o engenheiro Cleber Lehmkuhl e o administrador de empresas Marcos Dellagiustina. Há cerca de um ano, os primos começaram a produzir cerveja artesanal em Schroeder e viram no hobby uma oportunidade de negócios.

Continua depois da publicidade

A certeza veio em julho deste ano, quando faturaram o primeiro lugar num concurso que reuniu 15 cervejeiros artesanais de Santa Catarina e do Brasil. O título garantiu à dupla ainda mais motivação para levar o projeto adiante e investir numa tendência de mercado.

Tudo começou no início do ano passado. Amante da boa cerveja, Cleber estava cansado de consumir as marcas industrializadas e achou que valia a pena tentar criar algo diferente. Fez um curso e passou a produzir em casa mesmo, para reunir amigos e parentes. Por coincidência, Marcos havia participado de um workshop naquele ano. Os primos apostaram na novidade e nascia então a Lehmkuhl Bier.

A antiga garagem da casa de Cleber, no bairro Duas Mamas, virou o ponto de encontro da dupla, que hoje fabrica cinco estilos de cerveja artesanal, com teor alcoólico entre 4,5% e 6,5%. A premiada é a Robust Porter, cerveja com aroma de café que ganhou o primeiro lugar na categoria “estilo definido” no 1º Concurso Topf Bier Cervejas Artesanais, promovido pela Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), em Palhoça, há dois meses.

Continua depois da publicidade

Os primos também ficaram em segundo lugar na categoria livre com a Indian Pale Ale (Ipa), o que ajudou a dupla conquistar o primeiro lugar geral entre os 15 concorrentes. Os jurados avaliaram se as cervejas seguiam 100% das características originais de cor, sabor e aroma de cada estilo.

Nos planos dos empreendedores está abrir uma microcervejaria artesanal no ano que vem. Para isso eles estão providenciando o rótulo, buscando o registro no Ministério da Agricultura e adaptando o espaço na casa de Cleber para receber novos equipamentos e comercializar a produção.

Cleber diz que os encontros para degustação foram fundamentais para adaptar a cerveja ao paladar de um grupo de consumidores que ganha cada vez mais adeptos.

Continua depois da publicidade

– Chegamos a fabricar 15 estilos de cervejas artesanais. Os amigos diziam o que achavam e a gente aperfeiçoava – explica Cleber.