As cervejas do estilo bière brut são consideradas o equivalente cervejeiro dos champanhes e não é por acaso. Produzidas através do método champenoise, elas possuem muitas características em comum com a famosa bebida francesa.
Continua depois da publicidade
A Malheur Bière Brut é belga e passa pelo método champenoise na França. Apresenta coloração dourada e carbonatação viva, aroma cítrico com toques florais e de mel e sabor frutado e adocicado com leve amargor do lúpulo. Possui 11% de teor alcoólico.
A DeuS Brut des Flandres, produzida pela cervejaria Bosteels, na Bélgica, é a mais tradicional e cultuada do estilo. Depois de produzida, é levada para a região de Champagne na França, onde passa pelo mesmo processo de produção de uma garrafa de champanhe.
É uma cerveja forte, dourada, com 11,5% de teor alcoólico, com bastante carbonatação e perlage típico de espumante. No aroma, notas frutadas e condimentadas, com toque floral. O sabor é levemente adocicado.
Continua depois da publicidade
A Eisenbahn Lust (11,5%) é conhecida como a primeira do estilo produzida fora da Bélgica. É produzida na cervejaria em Blumenau e depois passa pelo processo champenoise na vinícola San Michele, na cidade de Rodeio. Apresenta coloração laranja, levemente turva, com espuma abundante e alta carbonatação. O aroma é adocicado com notas condimentadas e frutadas. O sabor é predominantemente doce.
A mineira Wäls é outra cervejaria a produzir o estilo no Brasil. A sua Wäls Brut, com 11% de teor alcoólico, passa pelo método champenoise na própria cave da cervejaria, onde cada garrafa matura por nove meses antes de entrar no mercado. Possui coloração dourada, com aroma de frutas cítricas, frutas secas, condimentos e um toque floral. O sabor é similar ao aroma, com início adocicado e final um pouco mais seco e levemente alcoólico.