A cervejaria americana Anheuser-Busch, terceira maior do mundo, rejeitou hoje a oferta de US$ 46 bilhões por sua concorrente belga-brasileira InBev.
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– O Conselho de Administração coincide unanimemente em que a proposta não solicitada da InBev para comprar todas as ações em circulação da Anheuser-Busch por US$ 65 dólares (cada) é financeiramente inadequada e não responde aos melhores interesses dos acionistas – diz a empresa americana em comunicado.
A oferta, apresentada há duas semanas, corresponde a 30% do preço que tinham os títulos antes da proposta, embora hoje as ações da Anheuser-Busch tenham fechado em US$ 61,35, após queda de 0,7%. Além disso, a oferta “subestima consideravelmente os ativos e as possibilidades da Anheuser-Busch” assegurou o presidente da firma, Patrick Stokes.
Por essa razão, a empresa enviou um comunicado à cervejaria belga-brasileira no qual lembra que, entre outros assuntos, a Bud Light e a Budweiser – dois dos principais produtos da Anheuser-Busch – se encontram entre as 10 marcas de cerveja mais consumidas do mundo.
A companhia americana disse também que tem 50% de participação no grupo Modelo, cervejaria líder no México, e 27% na chinesa Tsingtao, cuja cerveja de mesmo nome é líder em vendas no país asiático. Além disso, a Anheuser-Busch é uma das maiores operadores de parques temáticos dos EUA e está entre as principais fabricantes de latas de alumínio.
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O grupo InBev nasceu da fusão da empresa belga Interbrew e da brasileira AmBev e é a segunda maior cervejaria do mundo por volume, atrás apenas da britânica SABMiller. Esta notificação acontece no mesmo dia em que a Anheuser-Busch anunciou que deixará de vender bebidas energéticas com álcool, muito popular entre jovens, após uma investigação realizada pelas procuradorias de Nova York e de outros 10 estados.