A justificativa dos consumidores é simples.
– Ela demora mais para esquentar – afirma Danilo Silva, de 28 anos.
Continua depois da publicidade
Esse seria o segredo da “piriguete”, cerveja em lata de 250 ml, que é vendida a dois reais em Salvador e está roubando a cena no carnaval da cidade.
Piriguete é uma expressão usada para se referir a mulheres mais desinibidas e que costumam, inclusive, tomar a iniciativa quando se interessam por algum rapaz. Outra característica seriam as roupas ousadas usadas por elas, como saias e vestidos justos e curtos, além do salto alto. Os vendedores e consumidores não sabem explicar bem de onde veio o batismo da latinha mais famosa do carnaval, mas o apelido pegou.
Continua depois da publicidade
Os ambulantes que vão aos circuitos de Salvador vender bebidas aproveitaram para colocar a “piriguete” em todas as placas. Quem não gostou nada das “piriguetes” neste carnaval foi Lucas Santos, de 34 anos, que está acostumado a vender pelo menos 100 cocos em dias normais de verão e não tem superado as 20 vendas por dia no carnaval.
– As pessoas estão esquecendo do coco. Que beba sua cerveja, mas que beba uma água de coco, também, para se hidratar – argumenta o vendedor.
Difícil competir quando três “piriguetes” saem por cinco reais.