Cerveja e Carnaval formam uma dupla inseparável, fato que já foi confirmado até mesmo por uma pesquisa do Ibope sobre as maiores paixões dos brasileiros. O que poucos sabem ainda é que a famosa e tão apreciada cervejinha, além de ser uma ótima pedida, também pode ser uma boa fonte de hidratação.
Continua depois da publicidade
Quando o assunto é Carnaval, é preciso ficar de olho nos desgastes físicos que o ritmo de folia causa. Deve-se manter atenção redobrada com a alimentação e hidratar-se adequadamente para que a comemoração não resulte em perda excessiva de água.
Para hidratar-se não existem limitações: água de coco e sucos de frutas, por exemplo, são alternativas muito utilizadas. A cerveja é uma grande aliada nessa tarefa, já que possui cerca de 90% de água em sua composição e os carboidratos provenientes de seus cereais – como a cevada – podem contribuir para repor as energias.
Segundo estudo realizado pela Escola de Esportes, Exercícios e Ciências da Saúde da Universidade de Loughborough, do Reino Unido, não há diferença significativa no volume de urina produzido após o consumo de cerveja.
Continua depois da publicidade
Os autores sugerem que quando o corpo encontra-se em déficit de água, o efeito diurético da “loira” é atenuado, a fim de se restabelecer o equilíbrio de fluidos. Se degustada com moderação, a “gelada” pode fazer parte da comemoração de todos os brasileiros e, ainda, trazer benefícios à saúde.