O rótulo Craftlab Grodziskie Dona Patroa, da Cerveja Blumenau, levou a medalha de ouro no Brussels Beer Challege, a “Copa do Mundo” das cervejas. O resultado foi divulgado na manhã desta segunda-feira (21) e consolida a cerveja como a melhor do Brasil em 2022.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp

Isso porque além de subir ao lugar mais alto do pódio na categoria “Flavoured Beer — Smoked Beer”, o rótulo também foi premiado como o melhor entre todas as brasileiras que foram inscritas para o concurso. Ao todo, nove rótulos do país conquistaram medalhas nesta edição do evento.

A Cerveja Blumenau já havia sido a melhor do Brasil em 2022 no Concurso Brasileiro de Cervejas, foi premiada no Barcelona Beer Challenge e também recebeu o bronze no European Beer Star. Agora, o prêmio no Brussels Beer Challenge torna-se o sétimo apenas da Grodziskie neste ano.

Cervejaria de Jaraguá do Sul é a mais premiada do Brasil na “Copa do Mundo” das cervejas

Continua depois da publicidade

— A pandemia trouxe um contexto muito delicado para as cervejarias. Nós decidimos usar esse período para pensar em inovação, pensar os nossos produtos e nos aproximarmos do nosso DNA. De 2021 para cá, estamos colhendo os frutos desse trabalho do nosso time com mais de 60 medalhas. E é inegável que esta premiação do Brussels Beer Challenge coroa este momento com a certeza de que fizemos a escolha certa — afirma Valmir Zanetti, fundador da cervejaria.

Esta foi a segunda vez em que a Cerveja Blumenau foi premiada na Bélgica. A primeira foi em 2015, com uma IPA, em uma época em que o rótulo era fabricado por terceiros — conhecido no meio cervejeiro como o método de “cervejaria cigana”.

Superpremiado, o rótulo CraftLab Grodziskie Dona Patroa é inspirado em um estilo polonês criado entre os séculos 16 e 17 e quase desapareceu depois da 2ª Guerra Mundial. Com o apoio de cervejeiros europeus, o Grodziskie voltou a ter protagonismo nas últimas duas décadas e cervejarias retomaram a produção.

No caso da Cerveja Blumenau, a recriação do estilo ocorreu com base em documentos históricos. A cerveja é feita com malte de trigo defumado em carvalho, tem cor amarelo-palha e aromas defumados. O teor alcoólico é baixo, de apenas 3,3%.

Continua depois da publicidade

Mais medalhas para SC

Além da Blumenau, a Cervejaria Stannis de Jaraguá do Sul também levou prêmios no Brussels Beer Challenge. Foram nada mais, nada menos, que três medalhas, sendo duas de ouro (Red Ale e Black IPA) e uma de bronze (Dunkel). Confira todas as premiadas.