Uma cerimônia no Pavilhão Oeste do Anhembi, em São Paulo, abriu oficialmente na noite desta terça-feira as Paralimpíadas Escolares 2017. A competição, disputada por jovens de 12 a 17 anos, ocorre entre quarta e sexta-feira no CT Paralímpico Brasileiro e pela primeira vez terá todos os estados brasileiros participando. Santa Catarina tem a segunda maior delegação, atrás apenas da anfitriã São Paulo, e defende o vice-campeonato.
Continua depois da publicidade
A solenidade de abertura contou com a presença do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado, dos vice-presidentes do Comitê, Ivaldo Brandão e Naíse Pedrosa, de Linamara Rizzo Battistella, secretaria de estado dos direitos da pessoa com deficiência, Marinalva Cruz, secretária-adjunta municipal da pessoa com deficiência, que representou o secretário Cid Torquato. Luiz Carlos Delphino, diretor da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, também esteve presente.
No evento foi oficializado também que Tom, o mascote dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, agora será o mascote oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro. Após assinatura de acordo com o Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em ingês), o CPB poderá explorar o Tom tanto fisicamente quanto em suas redes sociais até, pelo menos, 2026.
Leia mais notícias sobre esportes no site do DC
Continua depois da publicidade