O Campeonato Catarinense de 2013 chegou ao fim na noite desta segunda com a cerimônia de encerramento realizada no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), no centro de Florianópolis. O evento, promovido pelo Grupo RBS em parceria com a Federação Catarinense de Futebol (FCF), a Associação de Clubes de Santana Catarina e o Instituto Mapa, reuniu e premiou os atletas que mais se destacaram em cada posição ao longo da competição e formaram a seleção do Estadual, escolhida pela imprensa esportiva do Estado.
Continua depois da publicidade
>>> Criciúma e Chapecoense dominam Seleção do Estadual
>>> Marquinhos é escolhido o Craque do Campeonato Catarinense 2013
Além de representantes dos 10 clubes que disputaram o torneio, também estiveram presentes na festa o presidente da FCF, Delfim Pádua Peixoto Filho, o presidente da Associação de Clubes, Wilfredo Brillinger, e o diretor geral de televisão da RBS, Mário Neves. No comando da cerimônia, os apresentadores Giovanni Martinello e Suyanne Quevedo foram os responsáveis por entregar os prêmios aos destaques da noite.
Como não podia deixar de ser, o campeão Criciúma dominou a Seleção do Campeonato. Camisa 1 do Tigre e grande destaque da final de domingo, Bruno foi eleito pelo júri o melhor goleiro e recebeu das mãos do colunista do DC Roberto Alves o primeiro troféu da noite.
Continua depois da publicidade
Em seguida, outros cinco atletas do Tricolor do Sul subiram ao palco para serem condecorados: os laterais Sueliton e Marlon, o zagueiro Matheus Ferraz, o volante Elton e o atacante Lins. O zagueiro Rafael Lima, o meia Nenén e o volante Wanderson da vice-campeã Chapecoense, o meia Marquinhos, do Avaí, e o atacante Rafael Costa, que disputou o Estadual pelo Metropolitano, completaram a lista dos melhores jogadores do torneio. Rafael Costa ainda recebeu o troféu de artilheiro do Catarinense – foram 12 gols marcados.
O prêmio de melhor treinador ficou com Vadão, que comandou o Tigre na reação que culminou com a conquista do Estadual. Gilmar Dal Pozzo ficou na segunda posição e Adilson Batista foi o terceiro técnico mais votado.
Responsável por apitar a grande final, Heber Roberto Lopes levou o troféu de melhor árbitro. Kleber Lúcio Gil e Nadine Bastos foram os melhores auxiliares.
O prêmio mais esperado da noite era o de craque do Campeonato. Marquinhos do Avaí foi eleito a estrela maior da competição – o assessor de imprensa do Leão Vandrei Bion foi quem recebeu o troféu, já que o meia não compareceu. Lins, ficou em segundo e Rafael Costa ficou com o bronze.
Continua depois da publicidade
Ao final da cerimônia, o grupo do Tigre, acompanhado do técnico Vadão e de dirigentes do clube, subiram ao palco para levantar a taça Aderbal Ramos da Silva e fazer a festa pela décima conquista estadual. Antes disso, o ex-jogador catarinense Zenon, revelado pelo Avaí e que brilhou pelo Corinthians e pela Seleção Brasileira na década de 1980, foi homenageado e aplaudido de pé por todos os presentes na cerimônia.
Confira quem levou prêmios da noite além da seleção do Estadual 2013
Preparador físico
Ouro – Anderson Paixão (Cha)
Prata – Luis Fernando Goulart (Cri)
Bronze – George de Castilhos (Ava)
Revelação
Ouro – Bruno (Cri)
Prata – Andrei (Met)
Bronze – Alemão (Atl)
Árbitro
Ouro – Heber Roberto Lopes
Prata – Paulo Henrique Bezerra
Bronze – Celio Amorim
Assistentes da arbitragem
Ouro – Kleber Lucio Gil e Nadine Câmara Bastos
Prata – Carlos Berkenbrock e Helton Nunes
Bronze – Ângelo R. Bechi e Rosnei H. Scherer
Craque do campeonato
Ouro – Marquinhos (Ava)
Prata – Lins (Cri)
Bronze – Rafael Costa (Met)
Premiações especiais
Artilheiro – Rafael Costa
Goleiro menos vazado – Nivaldo
Time mais disciplinado – Joinville
Árbitro revelação – Edson da Silva
Assistente revelação – Thiago Americano Labbes
Árbitro pé-frio – Leandro Messina Perrone