O governador eleito de Santa Catarina Jorginho Mello (PL) e a vice, Marilisa Boehm (PL), tomam posse no próximo domingo (1º). A cerimônia, que ocorrerá a partir das 18h, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), e terá duração de cerca de duas horas, contará com a presença de autoridades, além de familiares dos eleitos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Antes da posse, os dois eleitos vão participar de um ato ecumênico na Catedral Metropolitana de Florianópolis, por volta das 16h30min. Um comboio deve acompanhar Jorginho e Marilisa até o local, que também contará com a presença de familiares e amigos próximos dos eleitos. Depois, eles seguem para a Alesc, onde ocorre a cerimônia.

Como foi a diplomação de governador de SC, vice, senador e deputados

Conforme a equipe do futuro governador, um esquema foi montado para garantir a segurança dos eleitos, com apoio da Casa Militar do Governo do Estado, Polícia Militar e Guarda Municipal de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

A posse do chefe do executivo catarinense é de competência da Alesc. A medida está prevista no artigo 40 da Constituição Federal. A cerimônia será conduzida pelo atual presidente da casa legislativa, o deputado Moacir Sopelsa (MDB).

Durante o evento, Jorginho e Marilisa assinarão o termo de posse e farão o juramento previsto no artigo 65 da Constituição. A posse será transmitida, ao vivo, no canal do YouTube de Alesc. Segundo a assembleia, o futuro governador deve conceder uma entrevista coletiva antes da cerimônia.

O ato deve durar cerca de duas horas e será acompanhado pelos atuais deputados estaduais e aqueles que irão assumir na próxima legislatura, além de outras autoridades e lideranças políticas.

Ao fim, Jorginho e Marilisa se dirigem ao Teatro Pedro Ivo, no Centro Administrativo do Governo do Estado, onde às 20h ocorre a Assunção do Governo e Posse do Secretariado. No local, são esperados familiares e lideranças políticas, além de amigos e correligionários de todas as regiões do Estado. A expectativa é de que cerca de 500 pessoas participem do ato.

Continua depois da publicidade

Jorginho será o 36º governador de Santa Catarina desde o período republicano. Ele venceu as eleições no segundo turno após receber 70,69% dos votos válidos.

Já Marilisa é a segunda mulher a ocupar o cargo de vice-governadora na história da política catarinense. O mandato de ambos segue até 31 de dezembro de 2026.

Leia também:

Confira a íntegra do discurso de Jorginho Mello ao ser diplomado governador de SC

Diplomado como governador, Jorginho Mello se emociona e promete unir o Estado: “SC é uma só”