Um aeroporto à altura do que Florianópolis merece. Essa foi a tônica dos discursos e das impressões sobre o novo terminal de passageiros da Capital, inaugurado na noite deste sábado (28). A estrutura foi apresentada em uma cerimônia para autoridades e convidados. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, representou o governo federal na solenidade. O governador Carlos Moisés e o prefeito da Capital, Gean Loureiro, também participaram do evento.

Continua depois da publicidade

O primeiro a falar sobre o salto que o novo terminal pode representar ao turismo do Estado foi o ministro da Infraestrutura, em entrevista antes da inauguração.

— É um aeroporto à altura do potencial de Florianópolis e do potencial de Santa Catarina. É o aeroporto que a cidade tanto merece. A gente está multiplicando por quatro a capacidade e isso é fundamental. Com certeza, vai facilitar e atrair mais gente pra cá, vai permitir maior capacidade de pousos e decolagens — avaliou o ministro, afirmando o conceito do novo aeroporto atrai também empresas de fora do país.

FOTOS: veja imagens da inauguração

O novo terminal foi visitado por empresários, lideranças políticas e convidados durante toda a tarde de sábado (28). Por volta das 19h, a cerimônia de inauguração teve início com uma apresentação cultural com personagens vestidos de fiscais de pátio, comandantes e outras profissões relacionadas à aviação. Entretanto a operação no local será iniciada apenas na segunda-feira (01).

Continua depois da publicidade

Durante a inauguração, o CEO da Floripa Airport, Tobias Market, disse que quando chegou à cidade, em 2017, percebeu que a população não tinha orgulho do antigo terminal, e a partir de então passou a afirmar que gostaria que a cidade tivesse orgulho do seu aeroporto.

Novo aeroporto de Florianópolis: tudo que você precisa saber sobre o assunto

— Eu disse que quero que as pessoas se sintam orgulhosas do nosso aeroporto. Se elas terão orgulho, ainda não sei, vamos descobrir semana que vem. Mas nós da Floripa Airport já temos muito orgulho desse aeroporto — afirmou.

up
(Foto: Leo Munhoz/DC)

Os laços entre Florianópolis e a Suíça, país de origem da Zurich Airport, grupo que venceu o leilão de concessão do aeroporto, também foram estreitados durante a cerimônia. O CEO da Floripa Airport reforçou o conceito do aeroporto como lugar também de lazer para a população e não apenas para passageiros.

— Queremos aeroporto que seja um place to be ("lugar para estar", em inglês). É um aeroporto onde você pode desfrutar da magia da aviação, aprender coisas legais ou desfrutar de shows no Boulevard 14/32 — sugeriu Market.

Continua depois da publicidade

O prefeito Gean Loureiro destacou o potencial do novo aeroporto, o conceito, que torna o espaço uma opção de lazer até mesmo para quem não for utilizá-la para chegadas ou partidas de voos, e até mesmo o estímulo que o novo aeroporto pode levar até a região do Sul da Ilha.

— Hoje não estamos ganhando um novo aeroporto, estamos ganhando um polo impulsionador da economia da nossa cidade — afirmou o prefeito.

Nos discursos, foram relembradas também as dificuldades como a obtenção de licenças para a conclusão da obra de acesso a tempo da inauguração do novo terminal.

O governador Carlos Moisés falou sobre o incentivo tributário na querosene de aviação oferecido a companhias que operarem voos no Estado, além do compromisso de entregar o acesso, com uma pista, até a data de 1º de outubro.

Continua depois da publicidade

— Nossa ideia é de fato integrar SC, tanto no transporte de carga como de pessoas. Estou muito feliz de estar aqui, poder cumprir promessa de entregar a rodovia com 50% da capacidade, e vamos concluir a obra (do acesso) no prazo contratual, em março do ano que vem — afirmou Moisés.

O novo terminal e possíveis novos voos

O novo terminal possui 49 mil metros quadrados, quatro vezes mais que o prédio antigo, e representa um investimento de R$ 570 milhões da empresa Floripa Airport, que desde janeiro de 2018 é a concessionária responsável por administrar o aeroporto da Capital. O espaço tem capacidade para 8 milhões de passageiros/ano, quatro vezes mais que a capacidade do terminal antigo.

A inauguração segue no domingo (29), com um evento para 4 mil pessoas e show da banda Dazaranha e da orquestra Camerata. Na madrugada de terça-feira (01) os voos começam a sair e chegar do novo terminal. O espaço não deve ter voos para novos destinos já no início da operação. As novidades mais recentes são os voos para Buenos Aires da companhia ultra low coast argentina Flybondi, que vão ocorrer a partir de 20 de dezembro, e o retorno dos voos para o Chile pela Sky Airlines.

up
(Foto: Leo Munhoz/DC)

No entanto, a intenção é que a partir do novo terminal a cidade possa receber voos para outros destinos. A Floripa Airport afirma que há conversas com companhias aéreas em andamento, mas ainda sem qualquer confirmação de possíveis novos destinos.

Continua depois da publicidade

O superintendente de Turismo de Florianópolis, Vinícius de Lucca, afirmou na inauguração deste sábado (28) que existem conversas com a companhia TAP, com o desejo de implantar um voo direto de Florianópolis a Lisboa, e também com a Copa Airlines, em busca de voos para a Flórida, nos Estados Unidos.

UP
(Foto: Leo Munhoz/DC)

— Temos negociado com as companhias aéreas para que elas coloquem Florianópolis no seu radar. Temos conversado especialmente com duas companhias, a Copa e a TAP, para a gente trabalhar o mercado da América Central, como um grande hub, para os Estados Unidos, principalmente para a Flórida, e na Europa temos trabalhado com a TAP para ver se a gente consegue essa rota Lisboa, em Portugal, sem ter que fazer conexão em São Paulo e Rio — afirmou de Lucca, que pontua que outras possibilidades também são trabalhadas, em conjunto com a Floripa Airport.

A cerimônia terminou com o descerramento da placa de inauguração, além de um samba-enredo sobre o novo aeroporto.

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Continua depois da publicidade