Uma boa noite de sono pode, literalmente, limpar a mente. Usando ratos, pesquisadores mostraram pela primeira vez que o espaço entre as células do cérebro pode aumentar durante o sono, permitindo que o cérebro elimine as toxinas que se acumulam durante as horas de vigília. Estes resultados sugerem um novo papel para o sono na saúde.

Continua depois da publicidade

– O sono muda a estrutura celular do cérebro. Parece ser um estado completamente diferente – disse o pesquisador Maiken Nedergaard, um líderes do estudo.

Durante séculos, cientistas e filósofos já se perguntou por que as pessoas dormem e como isso afeta o cérebro. Só recentemente os cientistas mostraram que o sono é importante para o armazenamento de memórias. Neste estudo, Nedergaard e seus colegas, descobriram que o sono pode ser também ser o período em que o cérebro se livra de moléculas tóxicas.

Seus resultados, mostram que durante o sono, um sistema de ligamentos do cérebro pode abrir-se, permitindo o fluxo de fluido pelo cérebro. O laboratório que realizou a pesquisa descobriu recentemente este sistema ajuda a controlar o fluxo de líquido cefalorraquidiano (LCR), um líquido que envolve o cérebro e a medula espinhal.

– Estes resultados podem ter amplas implicações para vários distúrbios neurológicos – disse o pesquisador Jim Koenig.

Continua depois da publicidade

Os resultados podem também destacar a importância do sono.

-Precisamos de sono. Ele limpa o cérebro – afirmou Nedergaard.