Um estudo publicado na revista científica The Journal of Neuroscience mostra que o cérebro dos homens encolhe 70% até às 20h e, então, reinicia. Esse processo, que começa às 7h, foi associado pelos pesquisadores a alterações de hormônios esteroides, que incluem testosterona, cortisol e estradiol, que ocorrem ao longo do dia. As informações são do O Globo.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Uma das coautoras do estudo e pesquisadora de pós-doutorado em psiquiatria na Escola de Medicina Perelman da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, destaca que essa mudança hormonal persiste ao longo da vida do homem, mas o grau pode variar.

Durante a pesquisa, os especialistas escanearam 40 vezes o cérebro de um homem de 26 anos no decorrer de 30 dias. Neste período, os exames de ressonância magnética foram feitos das 7h às 20h. Conforme o O Globo, durante a manhã, o grupo de três hormônios estão em seu nível mais alto, enquanto à noite, estão no mais baixo.

Isso porque foi descoberto que essas alterações coincidem com a queda e o aumento dos hormônios. Portanto, quando os níveis aumentam, o cérebro muda seu tamanho.

Continua depois da publicidade

A pesquisa aponta que são afetadas a espessura do córtex (parte externa do cérebro), que perde 0,6% do seu tamanho original. Outras regiões como cerebelo, tronco cerebral e parte do hipocampo também apresentaram alterações.

Ainda assim, os autores do estudo reforçam, conforme o O Globo, que ainda não está totalmente clara a ligação entre o declínio hormonal e as modificações no cérebro e, portanto, trata-se de uma questão em aberto.

Leia também

Deolane Bezerra deixa a prisão em Pernambuco; entenda o que acontece agora

Justiça decreta prisão de Gusttavo Lima na mesma operação que prendeu Deolane