O Sindicato dos Bancários de Blumenau e Região registrou adesão de 90% das agências do Centro da cidade no primeiro dia de greve da categoria. Anunciada na quinta-feira passada, a paralisação foi decretada depois que a categoria rejeitou a proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Entre as reivindicações, os bancários pedem reajuste salarial de 12,5%. A proposta da Fenaban foi de 7%.

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O presidente do sindicato, Leandro Spezia, calcula que nos bairros do município e nas cidades vizinhas cerca de 40% dos bancários participam da paralisação que não tem data prevista para terminar.

– Até o começo da tarde a procura da população pelos serviços foi baixa – afirma.

Segundo Spezia, a categoria busca melhores condições de trabalho como a contratação de mais funcionários, o fim das altas metas para a venda de produtos bancários e das horas extras e a implantação de uma política de cargos e salários. A elevação do piso de acordo com o valor previsto pelo Dieese, de R$ 2,9 mil, também é uma exigência da categoria. Conforme o presidente do sindicato as negociações entre banqueiros e bancários ainda não foram retomadas.

Procon orienta consumidores

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De acordo com o coordenador do Procon de Blumenau, Rodrigo Estevão, a greve não afasta a obrigação do consumidor de pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança. Quem precisar quitar as contas durante a paralisação pode recorrer à internet, por exemplo.

– As empresas credoras têm a obrigação de oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados – afirma.

Confira o que fazer durante a greve:

– Caso o consumidor necessite quitar um boleto, poderá recorrer aos serviços de autoatendimento. Também é possível efetuar pagamentos em lotéricas, correspondentes bancários e até mesmo pela internet. É preciso ficar atento aos valores máximos de pagamento.

– Não havendo nenhuma alternativa para efetuar o pagamento, é recomendável que o consumidor entre em contato com a empresa ou pessoa física e verifique a possibilidade de quitar o débito direto com o credor. Neste caso e imprescindível pedir o recibo.

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– Pedir à empresa a alteração do vencimento da conta devido ao movimento grevista. Caso isso seja possível, é importante anotar o número do protocolo emitido no ato do atendimento.

– Entre em contato com o banco pelos canais de atendimento (SAC, e-mail, chat) para obter informações sobre as agências que estão em funcionamento.

– Caso haja impedimento por parte dos grevistas para acessar os caixas eletrônicos, tanto para efetuar saques como para fazer pagamentos, o consumidor pode se dirigir ao Procon para registrar uma reclamação.

Serviço

Procon de Blumenau

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h

Onde: na Praça Victor Konder, no Centro (em frente ao Cartório Margarida)

Intendência do Garcia

Atendimento: nas quintas e sextas-feiras, das 9h às 16h

Onde: Rua Progresso, 167, bairro Garcia

Intendência da Vila Itoupava

Atendimento: às segundas-feiras, das 9h às 16h

Onde: Rua Henrique Conrad, 268, bairro Vila Itoupava