Cerca de 85% dos trabalhadores da Celesc em Blumenau aderiram à paralisação estadual da categoria nesta terça-feira. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Eletricitários do Vale do Itajaí (Sintevi), Orlando Gretter, e o gerente da Celesc, Cláudio Varella, garantem que atendimentos emergenciais estão sendo feitos no município e que houve apenas uma redução do efetivo na cidade.
Continua depois da publicidade
Gretter explica que durante esta terça-feira os voluntários recebem o público em frente à Celesc de Blumenau, localizada na Rua das Palmeiras, bairro Centro. No local é feita uma triagem das demandas. Nos casos emergenciais ou queda de luz o morador é atendido. Outros pedidos como ligação de energia, projetos, vistorias, fiscalizações e manutenções o solicitante é informado sobre a paralisação da categoria e orientado a voltar no dia seguinte.
A categoria reivindica o reajuste de ganho real que já soma 12%. Segundo o presidente do Sintevi faz 10 anos que o salário dos trabalhadores estão defasados. Uma rodada de negociações ocorre das 14h às 17h desta terça-feira em Florianópolis. Gretter informa que nas próximas quinta e sexta-feira serão realizadas as assembleias com os servidores e, caso não haja consenso, a greve inicia às 6h da próxima terça-feira, dia 30.
– Queremos receber o ganho real. Na última sexta-feira a proposta da Celesc era de 6,75% de reajuste no total _ 0,40% de ganho real _, mas isso é pouco – explica Gretter.
Continua depois da publicidade
Varella está confiante quanto às negociações desta terça-feira e afirma que a empresa está focada em conseguir um acordo com os envolvidos. No caso de Blumenau, o gerente reforça que o atendimento na cidade não foi paralisado, mas sim reduzido.
– A chefia e os cargos comissionados _ que somam 12% do efetivo _ não aderem ao movimento – explica Gretter.
De acordo com presidente do Sintevi a média de adesão no Estado é de aproximadamente 90%.
Saiba o que fazer durante a paralisação
– Em casos emergenciais, ligue para 0800 48 0196
– Para atendimentos comerciais, ligue para 0800 48 0120
– O autoatendimento pode ser realizado via agência web no site da Celesc
– Em caso de falta de luz, você pode mandar sms para o número (48) 196 com a mensagem: sem luz + o número da unidade consumidora ou CPF do títular da conta
Continua depois da publicidade