Os joinvilenses deixaram para a última hora para fazer o cadastro biométrico e não ficar em situação irregular junto à Justiça Eleitoral. No fim de semana, longas filas se formaram em frente ao prédio do posto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), localizado na rua Otto Bohem, no Centro.
Continua depois da publicidade
Segundo a coordenadora da biometria em Joinville, Silvia Maria de Ornelas Marques, pelo menos 3,1 mil pessoas fizeram o cadastro no sábado e no domingo. Um número incalculável de pessoas não conseguiu atendimento e vai ter de enfrentar novamente as filas entre hoje e amanhã.
– Estamos aqui atendendo desde março do ano passado. Foram dias bem tranquilos durante o período, mas muitos deixaram para a última hora. O movimente desse fim de semana foi muito acima do que a gente esperava – disse Silvia.
A correria acontece porque quem perder o prazo para fazer a biometria terá o título de eleitor cancelado. Mas nem tudo está perdido. Haverá uma segunda chance de regularização para os atrasados, entre os dias 29 de março e 4 de maio, também no posto da rua Otto Bohem, só que das 12 às 18 horas. Após esta data, aí sim o eleitor não poderá mais reverter a situação.
Silvia ressalta que as pessoas que querem transferir o título ou emitir o documento pela primeira vez devem deixar para fazer isso a partir do dia 29 de março. Isso porque a prioridade, neste momento, é a de cadastrar os eleitores de Joinville no novo sistema. Até ontem, 83% dos eleitores joinvilenses já haviam realizado o cadastro biométrico. Os 17% que faltam representam cerca de 70 mil pessoas.
Continua depois da publicidade
O horário de atendimento hoje e a manhã será das 9 às 18 horas, mas se houver muitas pessoas na fila de espera, o juiz Renato Roberge pode repetir a determinação do fim de semana e distribuir senhas para os eleitores. Por isso, Silvia recomenda as pessoas de buscarem o atendimento nas primeiras horas do dia.
Para dar vazão à alta demanada, a Justiça Eleitoral conta com 60 estações de trabalho no posto do TRE e mais de cem colaboradores trabalhando em turnos alternados.
Confira as últimas notícias de Joinville e região
O que acontece para quem não fizer o cadastro biométrico:
Além de ter o título de eleitor cancelado, os eleitores que não se cadastrarem ficam sujeitos a:
– Suspensão do CPF.
– Impedimento de votar nas próximas eleições.
– Impedimento de se inscrever em concursos públicos.
– Impossibilidade de tirar o passaporte.
Documentos necessários para fazer o cadastro:
– Carteira de identidade com foto (para o primeiro alistamento serve certidão de nascimento ou de casamento).
– Comprovante de domicílio recente (emitido nos últimos 3 meses). A comprovação de domicílio poderá ser feita mediante um ou mais documentos dos quais se infira ser o eleitor residente ou ter vínculo profissional, patrimonial ou comunitário no município a abonar a residência exigida.
Continua depois da publicidade
– Para primeiro alistamento, os homens maiores de 18 anos devem comprovar a regularidade com o serviço militar.