Trabalhar nas eleições eleitorais traz diversos benefícios, tanto para os que foram convocados, seja como mesário ou apuração de votos, quanto para os voluntariados. Entre as vantagens está o direito a dois dias de folga por cada um trabalhado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Cerca de 68% dos mesários nas Eleições 2022 em Santa Catarina se apresentaram de forma voluntária. A candidatura para as funções têm apresentado aumento nos últimos anos, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e os benefícios do trabalho são os principais motivos para o crescimento.
Ricardo Lima, por exemplo, é mesário há mais de 10 anos. Desde a primeira vez que foi convocado, o funcionário público passou a se candidatar em todas as eleições eleitorais e já exerceu o cargo de presidente de mesa, primeiro e segundo mesário e ainda foi motorista do juiz eleitoral.
— Já tem 11 anos que eu me alistei como mesário voluntário por conta de poder auxiliar o processo eleitoral democrático, que no Brasil tem um processo muito interessante. E também porque o mesário tem algumas vantagens, o fato de você receber como folga no seu trabalho os dias trabalhados que foram prestados a serviço da justiça eleitoral — disse ele em entrevista à NSC TV.
Continua depois da publicidade
Confira os benefícios
- Para cada dia trabalhado, são dois de folga, sem ter prejuízo no salário. Isso inclui os dias de treinamentos
- Ser mesário é critério de desempate em concurso público no estado, desde que haja previsão no edital
- Algumas instituições de ensino superior também validam o serviço prestado à Justiça Eleitoral como atividade extracurricular
- O eleitor recebe vale alimentação para o dia de trabalho
As eleições de 2022 vão ocorrer no dia 2 de outubro. Espera-se nas urnas catarinenses 5,4 milhões de eleitores nos mais de 3 mil locais de votação espalhados pelos municípios do Estado. Se necessário um segundo turno, as novas votações vão ocorrer no dia 30 do mesmo mês.
De acordo com o TRE, os mesários possuem papel fundamental para que as eleições aconteçam.
— Sem os mesários não tem eleição — afirma a chefe da Seção de Eleitores e Biometria do órgão em Santa Catarina, Karina Bittencourt.
A estudante de jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Marta Maria Novakoski, se candidatou este ano como mesária voluntária para utilizar as horas trabalhadas como extra-curriculares no curso.
Continua depois da publicidade
— Eu me inscrevi por causa dos horários, mas eu sei que é um papel importante que sem os mesários não dava pra manter, assim como o TRE e TSE são importantes, todo mundo que trabalha nesses órgãos são importantes pra democracia e quem vota, também, né — afirma.
Treinamento de mesários
Para que os mesários, voluntários ou não, façam um trabalho de qualidade durante as eleições, é preciso passar por treinamentos online e presenciais fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
— O inicio do dia lá do domingo da eleição ele vai receber todo o material fornecido pela justiça eleitoral. Ele vai fazer a conferência, eles vão fazer a montagem da sessão eleitoral e eles tem atribuição de fazer a identificação do eleitor, verificar os documentos, se aquele eleitor realmente pertence aquela sessão eleitoral — conta Bittencourt, chefe da Seção de Eleitores e Biometria do TRE-SC.
Como se voluntariar
Para se candidatar a um mesário voluntário, os interessados devem se inscrever através do site do TRE-SC. Com vagas ainda disponíveis, existe também a possibilidade de ligar ao cartório eleitoral do município e informar a vontade de participar das Eleições 2022 como voluntário.
Continua depois da publicidade
*Com colaboração de Eduarda Demeneck
Tudo sobre as ELEIÇÕES 2022
Leia também
Fake news e Eleições 2022: 10 dicas de como identificar conteúdo falso na internet