Cerca de 62 mil alunos da rede municipal de ensino retornam às aulas nesta segunda-feira em Joinville. São 83 escolas e 58 centros de educação infantil. Entre eles, está a pequena Larissa Luiza de Souza, de seis anos, que está ansiosa para retomar os estudos e reencontrar os amigos.

Continua depois da publicidade

Ela já passou em frente à escola que frequenta, a Karin Bakermeyer, no Vila Nova e notou mudanças.

– O parquinho está diferente, tem desenho novo nas paredes – conta, enquanto organiza os cadernos novos na mochila.

Durante as férias, algumas escolas passaram por reformas. Oito delas, inclusive, foram intimadas pela Vigilância Sanitária a corrigir problemas na cobertura, na rede elétrica e no sistema de esgoto. Na última sexta-feira, a fiscal Lia Abreu vistoriou e liberou as unidades para o início do ano letivo.

A exceção foi o CEI Beija-flor, no bairro Petrópolis. A creche passa por uma reforma geral, com conclusão prevista para o próximo mês. A Secretaria de Educação propôs a todos os pais o remanejamento para outras duas unidades na mesma região.

Continua depois da publicidade

Crianças de cinco anos serão atendidas na Escola Municipal Abdon Batista, na rua Petrópolis, nº 1.618. Os alunos de três a quatro anos serão remanejados para o CEI Juarez Machado, na rua Armazém, em frente ao número 263.

– Todas as crianças serão atendidas com a mesma qualidade – assegurou Marlize Martinelli, coordenadora da educação infantil da Secretaria de Educação.

Ela informou, ainda, que todos os pais foram avisados, por telefone, a respeito da alteração de local e dos endereços das unidades que vão acolher as crianças.

Já o Caic do Espinheiros e a Escola Orestes Guimarães terão atividades concentradas em um único bloco até que toda a estrutura passe por reforma.

Continua depois da publicidade

Mudanças

As escolas de Joinville também estão passando por análise da estrutura elétrica para receber a climatização. Foram comprados 1.503 aparelhos de ar-condicionado, 683 deles com 24 mil BTUs de potência, e 820 equipamentos com 36 mil BTUs. As escolas vão receber 1.042 aparelhos, e os CEIs, 461. A instalação em todas as escolas, porém, vai ocorrer até o final deste ano.

Além disso, no retorno às aulas vai começar a distribuição dos novos uniformes escolares aos alunos de escolas e CEIs. O objetivo da mudança foi proporcionar mais conforto, com tecidos e modelos mais adequados ao clima da cidade.