Cerca de 600 mil estudantes voltaram às aulas na manhã desta segunda-feira nas escolas da rede estadual de Santa Catarina. Depois de duas semanas de recesso, crianças e jovens retomam a rotina. Para dar conta de toda esta turma, cerca de 47 mil professores também regressam às salas, depos de uma semana de formação continuada e outra de descanso.

Continua depois da publicidade

Logo cedo, nesta segunda, recomeçou o movimento de estudantes, pais e professores em frente aos portões das escolas. No Instituto Estadual de Educação, onde estudam mais de 3 mil alunos, a quantidade de pessoas na entrada começou por volta de 6h30min.

O impacto direto é no trânsito, que volta a ficar mais intenso, principalmente nas grandes cidades. A Polícia Militar e as Guardas Municipais de Trânsito orientam o motorista a reduzir a velocidade, em especial próximo das entradas de creches e escolas.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, o período de recesso foi respeitado sempre que possível, uma vez que algumas escolas utilizaram o recesso escolar para a reposição de aulas em função da última paralisação dos professores, no início do ano.

Continua depois da publicidade

Em Florianópolis, a rede municipal também volta às salas de aula nesta segunda-feira e a previsão é de que a rotina se mantenha até 21 de dezembro, quando está marcado o fim do ano letivo na Capital.

Conforme os dados da Secretaria Municipal de Educação, 11.098 crianças são atendidas em 83 unidades da Educação Infantil, entre creches e Núcleos de Educação Infantil (NEI). Já as 36 escolas do Ensino Fundamental são responsáveis por receber 15.648 estudantes do 1º ano a 8ª série. Nos oito núcleos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) há 1.005 matriculados.