Cerca de 60 mil pessoas participaram da 22ª Romaria Penitencial a Frei Bruno na manhã deste domingo em Joaçaba, no Meio-Oeste catarinense. Demonstrações de fé e pedidos de bênçãos se espalharam pelos 3,5 quilômetros de caminhada.

Continua depois da publicidade

Os romeiros saíram por volta das 8h da Catedral Santa Terezinha e seguiram até o Cemitério Municipal Frei Edgar, onde foi realizada uma missa campal. O túmulo do franciscano foi local de orações.

Diversos fieis acenderam velas e também rezaram pela beatificação de Frei Bruno. Isso porque um processo para o reconhecimento da santidade do frade foi aberto no ano passado e, nesta edição da romaria, postuladores católicos do Vaticano acompanharam a caminhada.

Para os religiosos, as demonstrações de fé popular são um grande passo para o andamento do processo. As próximas fases, que podem tornar Frei Bruno beato, incluem conversas com pessoas que dizem ter recebido milagres.

Continua depois da publicidade

Depois disso, serão analisadas as biografias e uma oração criada especialmente para o pedido de beatificação. Não há prazo para que a Igreja Católica se pronuncie sobre a possível santidade de Frei Bruno.

Os fieis que participaram da romaria, vindos de diversas partes do país, também aproveitaram para visitar o Monumento Frei Bruno, que também fica em Joaçaba. A estatua dedicada ao religioso tem 37 metros de altura e é um dos maiores monumentos do país.