A partir desta quinta-feira, cerca de 60 mil alunos da rede pública municipal de ensino voltam às aulas em Joinville. Desse número, 42 mil estão matriculados nas 83 escolas de ensino fundamental e 18 mil em 61 CEIs da cidade.
Continua depois da publicidade
:: Leia as últimas notícias de Joinville e região ::
Aos sete anos de idade e prestes a começar o 2º ano do ensino fundamental, o pequeno Gabriel Halter mal pode esperar para as aulas recomeçarem na Escola Municipal Governador Heriberto Hulse, na zona Leste de Joinville. Apesar de ter aproveitado as férias com passeios no zoológico, nos shoppings e visitas a amigos e familiares, ele não esconde a ansiedade para o retorno das aulas.
– Neste ano, acho que vai ter um monte de provas – brinca.
Continua depois da publicidade
Para ele, as aulas que mais atraem são as que realizam atividades manuais, reunindo a turma em grupos e trabalhando com as artes e a matemática de forma lúdica. Os pais Marcos e Bruna Righi Halter contam a importância do acompanhamento da criança desde cedo.
– Participamos da vida dele na escola, em apresentações, reuniões e nos estudos. Achamos que o papel dos pais é acompanhar de perto a educação dos filhos desde criança – afirma a mãe.
Interesse
Mas a ansiedade para a volta às aulas não é só de quem está no início do processo. Maria Luísa Machado Serpa, de 14 anos, se encaminha para o 9º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Dr. Abdon Batista, na zona Sul da cidade. A expectativa é de que o ano letivo seja produtivo e haja novidades nas disciplinas.
Continua depois da publicidade
– Acho que o último ano será bem interessante, pois mesmo que tenha revisão desde o 6º ano, teremos matérias novas e assuntos diferentes que me interessam aprender – revela.
Na reta final do ensino fundamental e a caminho do segundo grau, Maria Luísa começa a pensar em seu futuro, e destaca sua preferência pelas ciências exatas.
– Me identifico com a matemática e penso em mais tarde seguir na área de engenharia civil ou arquitetura – destaca.
Continua depois da publicidade
Foco na melhoria do Ideb
Durante o período de férias, as escolas e CEIs passaram por reformas e ajustes no sistema de climatização para atender melhor aos alunos, professores e demais funcionários, segundo a Secretaria de Educação de Joinville.
Na Escola Municipal Anita Garibaldi já está tudo pronto para receber os 394 alunos. Ontem, a direção da escola se reuniu com os professores para acertar os últimos detalhes para o primeiro dia de aula.
– Com as reformas que tivemos durante as férias, hoje estamos com 100% de climatização na escola, móveis novos em todas as salas e o quadro de professores está completo. Ao longo do ano, temos o foco de aumentar o nosso índice no Ideb, trabalhando com a família e com a comunidade – afirma a diretora Lucélia Izabel Krelling.
Continua depois da publicidade
Sindicato aponta má estrutura
Na véspera da volta às aulas, o Sindicato dos Servidores Públicos de Joinville denunciou problemas. A Escola Estadual Plácido Xavier Vieira está sendo municipalizada e foi repassada à escola municipal vizinha, Lauro Carneiro de Loyola.
No entanto, segundo o sindicato, a estrutura está completamente depredada. As portas dos banheiros estão sem trinco, faltam ventiladores, cortinas e quadro-branco. Há problemas de acessibilidade, falta de internet e telefone, a cozinha está em reforma e os bebedouros não estão instalados. Além disso, não há funcionários em número suficiente, aponta.
Há ameaça de que, se não houver solução, os trabalhadores encaminharão os alunos para casa hoje.