A região de Rio do Sul está sem luz na noite deste domingo. A queda da energia em Rio do Sul, Taió, Pouso Redondo, Mirim Doce, Salete e Rio do Campo, no Vale do Itajaí, foi causada, segundo a Celesc, por conta de uma ocorrência na linha de transmissão de alta tensão. O problema atingiu 21 mil unidades consumidoras da região, mas parte do problema já foi revertido. Às 22h30min, cerca de 5,6 mil casas ainda estavam sem energia elétrica.

Continua depois da publicidade

Segundo a Celesc, uma equipe especializada em alta tensão percorreu o trajeto entre Rio do Sul e Taió para isolar a linha e localizar o defeito. Além disso, equipes do centro de operações teriam feito uma manobra para conseguir restabelecer o abastecimento de energia em 11,5 mil unidades. Outras 9,5 mil unidades ainda estariam fora de operação, informou a assessoria de imprensa da Celesc.

Conforme o site do órgão, que mostra a situação do abastecimento no Estado em tempo real, até 22h30min, a região de Rio do Sul ainda tinha 5,6 mil casas sem luz. Salete é a localidade mais afetadas: 3,1 mil pontos estão no escuro.

Número de ligações aumentou

De acordo com a Celesc no sábado foram recebidas 74,7 mil ligações por conta de ocorrências na linha de energia. O total é 7,5 vezes superior ao previsto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e 10 vezes maior que o registrado no mesmo dia nos três últimos anos.

Continua depois da publicidade

A média histórica de ocorrência em dezembro é de 28,2 mil _ média diária de 900 ocorrências. No entanto, em dezembro de 2018 já são quase 28,5 mil ligações. Só nos últimos quatro dias foram atendidos 9,6 mil chamados. Segundo a assessoria de imprensa, o número é 2,6 vezes acima da média diária.