O número de abstenções no primeiro dia do vestibular de verão 2014 da UFSC chegou a 5.190. De acordo com a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) , o índice corresponde a 15,24% do total de 34.034 inscritos. O número fica abaixo do registrado em 2012, quando 5.676 candidatos faltaram, ou seja, 15,53%. Os vestibulandos concorrem a 6.511 vagas.

Continua depois da publicidade

>>> Confira a galeria de fotos do primeiro dia de provas

Para o presidente da Coperve, Olinto Varel, o total de abstenções corresponde ao esperado.

– Está muito próximo dos resultados do Vestibular do ano passado, que totalizou com 18,78% de abstenção. Acredito que este ano devemos observar o mesmo comportamento – disse.

Continua depois da publicidade

Inicialmente, a UFSC informou que o gabarito deste sábado seria divulgado a partir das 8h deste domingo, mas afirmou depois que as respostas serão publicadas a partir das 20h desta segunda-feira no site do Vestibular 2014.

As provas continuam neste domingo com conteúdos de História, Geografia, Física e Química. Segunda-feira é o último dia do vestibular, com a prova de Redação e quatro questões discursivas.

Com base em informações de vestibulandos, o coordenador e professor do cursinho pré-vestibular da Secretária de Educação do Estado de Santa Catarina (SED), Otavio Auler, avaliou que o primeiro dia de provas foi bastante equilibrado e explorou a reflexão dos alunos. As questões de matemáticas, como ocorre tradicionalmente na UFSC, foram consideradas as mais difíceis.

Continua depois da publicidade

Na prova de língua portuguesa e literatura brasileira, os livros indicados no edital para a leitura dominaram boa parte das perguntas. Assim como a figura da mulher e as questões de gênero também caíram entre os conteúdos. De acordo com Auler, as questões de biologia fugiram do conteúdo de “decoreba”, permitindo que os estudantes chegassem às respostas com mais facilidade.

– Os alunos saíram da prova confiantes. A prova teve charges e questões mais reflexivas, o que permitiu que o aluno utilizasse a interpretação para respondê-las – afirma o professor.

Confira as dicas para o segundo dia de provas: