Um ato na Praça Nereu Ramos, no centro de Criciúma, reuniu cerca de 500 pessoas na tarde desta quarta-feira em alusão do Dia Internacional da Mulher. O Grito das Mulheres teve participação da Comissão da Mulher Advogada da OAB Criciúma, da ONG Movimento Mulher e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma (Siserp). Alunos e comunidade em geral também aderiram ao ato, que tem como uma das principais bandeiras a oposição à reforma da previdência.

Continua depois da publicidade

— A OAB nacional é contra a reforma da previdência, e nós participamos em apoio às mulheres. No caso de Criciúma, o ato é também um alerta sobre a violência doméstica, pois somos a segunda cidade do Estado com o maior número de ocorrências desse tipo, perdendo somente para Lages — disse a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Criciúma, Rosana Guimarães Corrêa.

Algumas escolas de rede municipal dispensaram os alunos às 15h para aderir ao movimento. Professores da rede estadual também se uniram à causa, depois de assembleia geral. Para a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos (Sisep) de Criciúma, Jucélia Vargas Vieira, a reivindicação diz respeito a todos e precisa de atenção para que não se percam direitos adquiridos.

— Não queremos emendas, como propõem os deputados. O que queremos é que não haja essa reforma, pois ela prejudica a classe mais sensível, que é o trabalhador. Seguimos juntos, só a luta pode nos garantir a vitória — disse Jucélia.

A partir das 14h de sábado, debates sobre temas da atualidade ocorrem no auditório da OAB Criciúma (Rua Martinho Lutero, 20, bairro Pinheirinho). Em pauta, a Reforma da Previdência, com Clélia Fontanella Silveira; Violência contra a Mulher Negra, com Maria Estela Costa; Gênero e Educação, com Gianni Rabelo; e Violência Institucional, com Rosana Guimarães Corrêa.

Continua depois da publicidade

Programação ao longo do mês

As atividades em alusão ao mês da mulher continuam ao longo do mês de março. No dia 23 de março, a comissão da OAB realiza palestra com o tema “Os Desafios da Mulher na Sociedade Contemporânea”. O encontro começa às 19h e será ministrado pela presidente da Comissão Estadual da OAB de Santa Catarina, Luciane Mortari Zechini.

Para o presidente da OAB Criciúma, Fábio Jeremias de Souza, a presença massiva das mulheres em todos os segmentos da sociedade, em especial na área do direito, qualificam e fortalecem ainda mais as profissões.

— As mulheres ocupam um espaço muito importante dentro da sociedade e a cada dia aumentam este espaço como lhes é merecido. Tanto é que a projeção do Conselho Federal da OAB é que em 2020 teremos mais mulheres advogadas do que homens e tenho certeza que isso só fortalecerá ainda mais a nossa profissão — disse Souza.