Um grupo de Blumenau denominado ONG Amigos da Natureza reuniu na tarde de sábado cerca de 30 voluntários para limpar às margens do Ribeirão Garcia próximo ao Parcão, no Centro da cidade. A ação resultou na retirada de 400 quilos de lixo, além de outros itens.
Continua depois da publicidade
Os voluntários começaram os trabalhos por volta das 14h de sábado. Eles levaram cerca de quatro horas e retiraram cerca de 400 quilos de lixo e materiais recicláveis, além de dois pneus de caminhão e seis de veículos de passeio.
O Samae disponibilizou uma caçamba para que os voluntários depositassem o material retirado do ribeirão. No fim da ação, o lixo foi retirado e levado para o aterro sanitário. Os pneus serão recolhidos no aterro por uma empresa que dará o correto destino ao material.
Em paralelo a retirada do lixo, os voluntários instalaram uma ecobarreira para reduzir a poluição no ribeirão. A estrutura é simples e promete ser bastante eficaz. São potes grandes que seriam jogados fora. Eles foram lacrados, enrolados com uma rede e agora têm a missão de represar o lixo para que possa ser recolhido e não continue poluindo a água.
Segundo o idealizador da proposta, João Muniz, da ONG Amigos da Natureza a ideia é manter a barreira no local por 30 dias, podendo ser prorrogada por mais tempo.
Continua depois da publicidade
No fim da tarde desta segunda-feira, voluntários retornaram ao local para recolher o material retido pela barreira e fazer alguns ajustes.