O Tribunal Regional Eleitoral de SC (TRE-SC) vistoriou pela primeira vez neste ano os cerca de 3,8 locais de votação, que estão distribuídos entre as 98 Zonas Eleitorais do Estado. A ação é uma das atividades previstas no Planejamento Operacional das Eleições 2018, e busca avaliar os pontos que vão receber receber os mais de 5 milhões de eleitores catarinenses nas eleições do dia 7 de outubro.

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Até 25 de abril, os servidores dos cartórios eleitorais farão outras inspeções, que devem possibilitar a atualização da base de dados da Justiça Eleitoral, aprimorando a logística da distribuição e recolhimento das urnas eletrônicas, além de avaliar a infraestrutura dos locais como acessibilidade e instalações elétricas.

A partir desse levantamento, o TRE-SC poderá verificar se há alguma necessidade, desde a aquisição de equipamentos elétricos até a solicitação, por exemplo, junto aos órgãos municipais e estaduais, de ajustes na infraestrutura que garantam a acessibilidade e o exercício do voto de pessoas com deficiência.

O chefe da Seção de Logística de Eleições, Paulo Dionísio Fernandes, explica que as vistorias podem acontecer em duas situação. In loco, que é quando o servidor visita o local, ou via formulário, preenchido pelo próprio responsável pelo lugar. Fernandes também ressalta que a vistoria inicial é a primeira etapa do planejamento, seguida pelo processo de adequação dos locais e pela vistoria final, em agosto.

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