A montagem do Planeta Atlântida 2013 envolve um mundo de pessoas e estruturas. As equipes têm trabalhado numa verdadeira força-tarefa para que tudo fique pronto para o festival, proporcionando segurança, conforto e qualidade para os planetários.

Continua depois da publicidade

Os trabalhos para a montagem da infraestrutura do evento começaram no início da semana e estão dentro do planejamento da organização. O Planeta 2013 acontece nos dias 11 e 12 de janeiro no Sapiens Parque, em Florianópolis. Os números são grandiosos. A equipe é composta por aproximadamente 350 pessoas trabalhando na operação. Nos dias do festival, esse número cresce para 2,2 mil pessoas.

A área total do evento é de 65 mil metros quadrados (quatro mil metros quadrados para o camarote). Foram disponibilizados nove geradores para o abastecimento de energia. O palco central terá geradores especiais. A energia disponível é suficiente para iluminar uma cidade com mais de 120 mil habitantes. Haverá ainda 420 banheiros químicos à disposição dos planetários.

– Já levantamos o coração central do palco e agora estamos trabalhando nas estruturas do ambulatório, camarim e praça de alimentação. Tudo deverá estar pronto até o dia 8 de janeiro, quando vamos fazer os testes para liberar a área para os planetários – disse o coordenador de Infraestrutura do Planeta, Eduardo Durgante.

Continua depois da publicidade

No transporte das estruturas e equipamentos dos artistas, serão utilizadas ainda em torno de 30 carretas, com 14 metros e capacidade de até 35 toneladas. Além de 400 veículos (entre caminhões, ônibus, kombis e vans), fora a frota indireta nas origens de cada artista, o que dobraria este número. Se colocados em sequência, fios e cabos seriam capazes de percorrer uma distância superior a 120 quilômetros.

A segurança do festival estará garantida com uma equipe com mais de mil agentes envolvidos diretamente (segurança privada, Polícia Civil, socorristas e bombeiros), incluindo uma delegacia dentro do Sapiens Parque. A Polícia Rodoviária Estadual vai auxiliar no fluxo de acesso dos veículos para o Planeta. A segurança do entorno do parque será realizada pela Polícia Militar. A expectativa é que cerca de 60 mil planetários estejam nos dois dias do evento.