A forte chuva deste sábado já castiga também Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis. Na cidade, cerca de 30 famílias já deixaram suas casas, que ficaram alagadas ao longo da manhã. Conforme a previsão da Defesa Civil, esse número deve aumentar até o fim da tarde.

Continua depois da publicidade

O nível do Rio Caeté, que corta a cidade ao meio, já subiu mais da metade e está a dois metros de transbordar. Se isso acontecer, o Centro da cidade, no entorno da praça, será o mais atingido, deixando mais de 200 estabelecimentos e casas debaixo da água. Preocupados com a previsão, muitos comerciantes já estão retirando móveis e mercadorias dos locais, como forma de precaução.

Cerca de 30, das 100 pontes que ligam a cidade de uma margem a outra, já estão submersas e a Defesa Civil não sabe informar se foram arrancadas pela força da água ou se simplesmente estão debaixo da água.

O prefeito convocou uma reunião de emergência para o início da tarde, onde será avaliada a precipitação prevista para o longo da tarde e o comportamento do rio. Segundo o coordenador da Defesa Civil da cidade, Emerson Martins, se a previsão se confirmar e chover 50mm de maneira espalhada, o rio consegue escoar e, aos poucos, passará a cair.

Continua depois da publicidade