Mesmo com o friozinho desta manhã de sábado o público chegou cedo para ver de perto o início das Festas do Divino Espírito Santo, que começam a colorir as ruas do Centro de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Veja galeria do Desfile de Abertura da Festa do Divino Espírito Santo
Integrantes do cortejo chegaram por volta das 9h, em frente à Casa da Memória, na Rua Padre Miguelinho, onde houve o hasteamento da bandeira do Divino e bênção dos pãezinhos que foram distribuídos à população durante o desfile pela região central. A programação se estendeeu por toda manhã e deve finalizar às 12h, com uma apresentação artística no Largo da Catedral.
Perto das 10 horas, partiram da Casa da Memória representante de 13 comunidades de Florianópolis, além de integrantes dos municípios de Governador Celso Ramos e São José, município que tem como festeira a prefeita Adeliana Dal Pont.
Continua depois da publicidade
Movimento Marcha das Vadias
Por volta das 10h30 integrantes do Movimento Marcha das Vadias, que tem foco na liberdade das mulheres e o direito a uma vida sem violência, chegaram à Praça 15. Segundo uma das organizadoras a manifestação já estava marcada há dois meses e coincidentemente caiu no mesmo dia da Festa do Divino.
Para não haver encontro entre os dois eventos, organizadores certificaram-se que seguiriam por caminhos diferentes.
Roteiro Festa do Divino
O roteiro do cortejo incluiu passagem pelas ruas Arcipreste Paiva, Felipe Schmidt (calçadão), Sete de Setembro, Conselheiro Mafra, Mercado Público, Praça XV de Novembro e Rua dos Ilhéus, encerrando no Largo da Catedral, onde as comunidades festeiras se confraternizam.
Continua depois da publicidade
A atividade, que é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Fundação Franklin Cascaes, marca a abertura do Ciclo do Divino Espírito Santo na Capital.
A programação inclui ainda a participação de comitivas dos municípios de São José, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e Governador Celso Ramos, além de apresentação do coral Vozes do Divino, Grupo Raízes Açorianas e da soprano Claudia Todorov.
Programação de abertura
*Abertura do Ciclo do Divino Espírito Santo 2014
9h – Concentração dos festeiros e cortejos das comunidades
Rua Padre Miguelinho (em frente à Casa da Memória)
10h – Hasteamento da Bandeira do Divino e bênção dos pães
11h – Desfile de cortejos das Festas do Divino pelas ruas centrais da cidade
– Encontro das Bandeiras do Divino e apresentações culturais no largo da Catedral
12h – Confraternização das comunidades / abertura do Ciclo do Divino 2014
Serviço:
Quando: sábado – das 9h às 12h
Onde: Rua Padre Miguelinho – Centro
(em frente à Casa da Memória)
Quanto: gratuito