O trabalho de 230 pessoas pode até passar despercebido para os visitantes da 25ª Schützenfest, mas a atividade desempenhada por essas pessoas é fundamental para deixar a festa organizada.
Continua depois da publicidade
:: Confira a programação completa do evento ::
Um dos responsáveis por colocar tudo em ordem é Ivo Melchert, de 53 anos. O auxiliar de limpeza inicia cedo no batente: às 6 horas já está no Parque Municipal de Eventos para varrer os cerca de 7 mil metros quadrados do pátio.
Papel, copos plásticos, latinhas e bitucas de cigarro são recolhidos para que às 18 horas o público possa encontrar tudo arrumado. Este é o segundo ano que Ivo trabalha na Schützen.
Continua depois da publicidade
-Levo umas sete horas para varrer tudo. Depois, troco todos os sacos de lixo de umas 40 lixeiras. Dá trabalho, mas o povo também ajuda porque é caprichoso-, exalta.
Além do trabalho de limpeza, o evento conta ainda com atendimento nas bebidas, nas barracas de alimentação, nos estandes de artesanato, na segurança e policiamento, na sonorização das bandas, nos estandes de tiro, com funcionários efetivos e comissionados da Prefeitura de Jaraguá do Sul.
Segundo o presidente da comissão central organizadora (CCO), Marcelo Prochnow, em dia de maior movimento, como nos fins de semana, o número de pessoas trabalhando na festa pode chegar a 550, mas a média diária fica em 230 trabalhadores. A Festa dos Atiradores continua até dia 20.
Continua depois da publicidade