Cerca de 200 pessoas se reuniram na Praça da Bandeira, no Centro de Joinville, para manifestar o apoio ao processo de impeachment contra a presidente da República Dilma Rousseff.

Continua depois da publicidade

Ao vivo – acompanhe o dia da votação

O número, estimado pela Polícia Militar, ficou abaixo da expectativa da organização, que esperava lotar a principal praça da cidade. Mas, quem compareceu, protagonizou um ato pacífico e sem incidentes ao longo do dia e início da noite.

Deputados de Joinville votam a favor do impeachment

Continua depois da publicidade

O verde e o amarelo predominaram. Juntos, aos espectadores acompanharam passo a passo a votação na Câmara dos Deputados pelo telão.

Os joinvilenses a favor da presidente preferiram não ir para rua neste domingo. De acordo com o presidente do PT local, João Batista, a estratégia foi reforçar o movimento em Florianópolis e em Brasília. Em Joinville, os apoiadores acompanharam a votação na sede do partido.

Na Praça da Bandeira, a movimentação começou no início da tarde. O ato em Joinville foi marcado pela presença de várias famílias e, quando a votação teve início, as crianças esperavam atentas pela palavra sim, e comemoravam junto com os pais, mesmo sem ter a compreensão do que estava realmente acontecendo. Os adultos demonstravam convicção.

Continua depois da publicidade

– Resta esperança, por isso estou aqui. A democracia vai mostrar a verdade – declarou a dona de casa Mailis Rudnick Brüske, de 41 anos, de olho no telão.

O casal Adilson e Maria Aparecida Kieper também fez questão de ir para praça. Aparecida diz que quer um Brasil melhor e Adilson afirma que os problemas não serão resolvidos na próxima segunda-feira. Ele defende que todos os partidos trabalhem em conjunto.

Também na praça por várias horas em pé estava Maria da Conceição. Aos 73 anos, ela não quis ficar de fora da mobilização.

Continua depois da publicidade

– Sou patriota, este é meu papel de cidadã brasileira. Faço isso pelos jovens deste País – afirmou.

Jaraguá do Sul

Em Jaraguá do Sul, a manifestação reuniu entre 300 e 350 pessoas na principal praça da cidade, Angelo Piazera. De acordo com o representante do Movimento Brasil Livre, David Willian Horongoso, o ato é em apoio ao processo de impeachment e tem como objetivo melhorar o País.

Em Mafra, também houve mobilização no Centro da cidade.