As aulas para os 20,3 mil alunos matriculados no ensino fundamental da rede municipal de ensino começam nesta quarta-feira em Blumenau. Neste ano, o quadro docente das 50 escolas da cidade deve ser formado por aproximadamente 3,1 mil professores, que já foram contratos no fim do ano. Conforme o calendário da Secretaria de Educação, o ano letivo, que precisa cumprir 200 dias, tem o término previsto para o dia 16 de dezembro.

Continua depois da publicidade

O ano para os alunos novos da educação infantil, entretanto, começa apenas no dia 11 de fevereiro. A secretária da pasta, Helenice Luchetta, lembra que as aulas em regime recreativo já iniciaram em janeiro. Ao todo, 13,1 mil crianças integram a educação infantil do município neste ano.

– Em 2016, como nos outros anos, seguimos focados na formação continuada dos professores. Para eles, o ano letivo já começou segunda-feira, com palestras sobre educação integral – comenta Helenice.

A secretária ainda avalia como será o começo das aulas levando em contra o atual sistema de transporte coletivo na cidade. Para ela, o regime emergencial não deve prejudicar alunos que dependem do ônibus para se deslocar até as escolas. Nas contas da Semed, cerca de 4 mil estudantes usam os coletivos, mas destes, 2 mil são atendidos pelo transporte escolar, oferecido gratuitamente pelo município.

– A expectativa é de que tenham mais ônibus rodando nesta quarta-feira. Estamos em contato com o Seterb e pedimos que intensifiquem os horários na entrada e saídas das escolas – adianta.

Continua depois da publicidade

Ainda segundo Helenice, hoje muito alunos, por conta do zoneamento, moram perto das escolas e por isso não seriam prejudicados pelo sistema emergencial do transporte.

Aulas na rede estadual começam no fim do mês

Diferente da rede municipal, as escolas estaduais de Blumenau começam o ano letivo para os cerca de 21,5 mil alunos no dia 22 de fevereiro. Ao todo, 1,9 mil professores, entre efetivos e profissionais admitidos em caráter temporário (ACTs), vão lecionar nas 32 escolas regulares da cidade. O término das aulas nas unidades de ensino estaduais ocorre no dia 21 de dezembro.

A diferença de datas entre a rede municipal e estadual, se dá, segundo Helenice, por conta das férias dos professores do município _ 45 dias anuais previstos no estatuto _ e das paradas pedagógicas e conselhos de classe _ seis no ano. Nas contas da Semed, caso as aulas não comecem nesta quarta-feira, as 800 horas aulas do ano não serão cumpridas.

Para a gerente regional de educação, Maria Isabel Porto Paes Schulz, este será um ano de aprendizagem na rede estadual. A novidade para 2016, segundo ela, é a gestão dos novos diretores, que com a mudança da legislação passou a ser escolhida por meio de votação da comunidade.

Continua depois da publicidade

O processo de escolha, que ocorreu em novembro do ano passado, elegeu o plano de gestão elaborado pelos profissionais que concorreram ao cargo. Os diretores eleitos ficarão à frente das respectivas unidades por quatro anos e podem ser reeleitos.