Aproximadamente 1200 atletas seguem nas cidades-sede dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) esperando que melhorem as condições do tempo e das estradas para retornar ao lar. A expectativa é que parte deles deixe as cidades de Pomerode, Indaial, Timbó e Rio dos Cedros ao longo desta segunda, dia 24.

Continua depois da publicidade

A 48ª edição dos Jasc foi cancelada neste domingo por causa das chuvas que atingiram os municípios anfitriões, todos localizados no Vale do Itajaí, região bastante afetada pelas águas.

Pomerode

Seguem na cidade de Pomerode entre 400 e 500 atletas. Os que moram em localidades menos afetadas, como a região Oeste, deixaram primeiro a cidade. Outros, porém, como os integrantes da delegação de Balneário Camboriú – local bastante atingido pelas chuvas – pediram para ficar até que a situação melhore.

– A gente quer avisar às famílias dos atletas que elas podem ficar tranqüilas. Não está faltando nada e os alojamentos não correm nenhum risco. Algumas delegações já deixaram Pomerode e outras só aguardam a situação em sua cidade melhorar para partir – disse Frank Utech, da Comissão Central Organizadora (CCO) de Indaial.

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com a CCO da cidade, o único problema foi em relação à falta de fornecimento de energia elétrica pelo período de quatro horas neste domingo, que afetou 60% da cidade.

Timbó

Em Timbó, permanecem na cidade cerca de 700 atletas, de acordo com a CCO local. No dia em que os Jasc foram cancelados, este número oscilava entre 2500 e 3000. Boa parte já deixou a cidade, principalmente atletas da região Oeste, por conta dos acessos liberados.

A CCO da cidade deu liberdade para atletas, árbitros e imprensa ficarem em Timbó, com alimentação e hospedagem garantidas até que a situação em suas cidades se normalize.

Indaial

Aproximadamente 100 atletas ainda estão em Indaial, de acordo com Anelise Schmitz, da CCO local. Seguem na cidade integrantes das delegações de Florianópolis, Joinville, Três Barras, Jaraguá do Sul, Navegantes, Tubarão e parte de São José. De acordo com a assessora da CCO, todos estão bem e na espera por uma melhora no tempo e nas estradas para retornarem para casa.

Continua depois da publicidade

– Nós fomos a única cidade que não teve falta de luz e ou água. Nenhuma escola em que os atletas estão alojados foi inundada e, como já estava chovendo há um tempo, a cidade escolheu como alojamento as escolas mais seguras – contou Anelise.

De Indaial, os atletas podem seguir em direção a Rio do Sul pela BR-470. A rodovia, no entanto, está isolada no sentido Blumenau.

Rio dos Cedros

A cidade de Rio dos Cedros, que chegou a ficar isolada no domingo, não conta com mais nenhuma delegação. O município recebeu apenas a equipe de Lages – cerca de 180 pessoas entre atletas e pessoal do apoio.

De acordo com o presidente da CCO local, Celso Floriani, houve falta de luz durante duas horas entre a meia-noite de sábado para domingo, e as chuvas não ocasionaram estragos na estrutura que receberia os Jasc.

Continua depois da publicidade

– No local de competição (ginásio da cidade), a água chegou a beirar a entrada e fizemos diques com areia nas portas e também nos banheiros, e a água não chegou a entrar na quadra. O problema maior mesmo foram os acessos – afirmou Floriani, que acrescentou que há localidades afastadas de Rio dos Cedros que estão isoladas por conta das barreiras.