Cerca de 100 voluntários participaram de uma ação do Projeto Route neste domingo. A iniciativa tinha como objetivo a conscientização ambiental e a integração da comunidade local. O grupo, em parceria com a Associação Couto de Magalhães do Campeche, recolheu lixo na Ilha do Campeche e nas Campanhas da Armação, em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
A ação contou com o auxílio de alunos do curso de Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e iniciou às 13h deste domingo e só parou às 16h30, quando o tempo fechou e impediu a continuação do trabalho.
A limpeza aconteceu na areia, costões e inclusive no mar com a ajuda de dois mergulhadores. O trabalho em conjunto resultou no recolhimento de:
Materiais plásticos: 470 unidades
Continua depois da publicidade
Latas de alumínio: 108 unidades
Isopor: 173 unidades
Calçados 18 unidadea
Garrafas de vidro: 126 unidades
1 mil litros de material não reutilizável
O evento contou ainda com música ao vivo, campeonato de bilboquê, Slackline e sorteios. Além disso, aconteceram palestras com especialistas para discussão de problemáticas ambientais.
Conforme a organizadora do evento, Jessica Portes, nem o mau tempo no final da tarde atrapalhou a ação, que atendeu as expectativas.