O trecho revitalizado da Rua Arcipreste Paiva no Centro de Florianópolis reabre a partir das 15h30, nesta quarta-feira (29). A parte que margeia a Praça XV de Novembro ao tráfego já poderá ser utilizada para os tradicionais eventos religiosos de Corpus Christi. Com a conclusão, a revitalização do Centro Leste de Florianópolis se aproxima do fim.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
As obras estão sendo conduzidas pela Secretaria dos Transportes e Infraestrutura de Florianópolis.
Com o término das obras na Arcipreste Paiva, o trânsito entre a Catedral e a Praça XV será aberto a veículos em geral. Antes da revitalização, ele estava restrito à táxi e ônibus.
A lateral da via, rente à Praça XV de Novembro, voltará a ter ponto de táxi. Durante as obras, eles ficaram num bolsão de estacionamento entre as praças XV e Fernando Machado.
Continua depois da publicidade
A Rua Arcipreste Paiva estava com o tráfego temporariamente interditado no trecho citado desde o dia 20 de março. Durante este período, foi feita a retirada do asfalto sobre o paralelepípedo que havia ali — semelhante ao que aconteceu na via em frente à Catedral, além da recuperação do sistema de drenagem, nivelamento do pavimento de paralelepípedo à nova calçada de granito, e a adição de mobiliário urbano, como bancos, floreiras e lixeiras.
O trecho também terá sinalização da estrutura cicloviária contínua, semelhante à da Rua dos Ilhéus, já que a ciclovia que já existia foi ampliada até o Largo da Alfândega, ocupando as vagas de estacionamento que ficavam no lado oposto ao da Praça XV.
Veja fotos da Rua Arcipreste Paiva
Revitalização do Centro Leste
O próximo passo para a finalização total das obras da região do Centro Leste de Florianópolis é a conclusão da calçada de granito do Calçadão da Rua Antônio Luz, próximo ao Terminal Cidade de Florianópolis, além de colocar balizadores de sinalização nas Ruas Tiradentes e Nunes Machado.
Continua depois da publicidade
A revitalização já contemplou oito vias: o Calçadão da Rua João Pinto, a Rua dos Ilhéus e as vias que ficam em frente à Catedral e entre as praças Fernando Machado e XV de Novembro.
No geral, as vias passaram pela recuperação do sistema de drenagem, tiveram o pavimento de paralelepípedo nivelado à nova calçada de granito e foram estruturadas com mobiliário urbano.
A exceção fica por conta do Calçadão da Antônio Luz, que teve o piso de petit pavê substituído por granito. Já a Rua Nunes Machado passou a dispor de estacionamento em apenas um dos lados.
Iniciadas em janeiro do ano passado, as obras contam com o acompanhamento arqueológico solicitado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) por necessitarem de escavações, exceto no caso da Calçadão da Rua João Pinto. As obras estão sendo executadas pela empresa Pavicon Construções Ltda., num investimento de R$ 7,1 milhões.
Continua depois da publicidade
Por conta dessa empreitada na região, o trecho da Rua Saldanha Marinho, entre o Calçadão da Rua João Pinto e a Rua Tiradentes, também foi revitalizado seguindo o padrão.
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia mais
Concessionária anuncia aumento no preço do pedágio entre PR e SC; veja valores
Palhoça terá hospital regional com 200 leitos
Aluguel de imóvel comercial em SC é o segundo mais caro do Brasil