Após mais de três meses em obras, a revitalização da rua João Pinto, no Centro Histórico Leste de Florianópolis, está chegando ao fim. Com entrega da obra marcada para o próximo sábado, 24, o calçadão recebeu nesta semana o Mutirão Voluntário de Limpeza e Amor à Cidade, uma iniciativa da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis, em parceria com Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), a Associação dos Condomínios Garantidos do Bras (ACGB), Casas da Água e a Tintas Suvinil. Entre segunda, 19, e sexta, 23, uma equipe de zeladores está fazendo reparos, pinturas e consertos nas fachadas das lojas e postes da rua, bem como a despichação dos muros.
Continua depois da publicidade
A comerciante Maria Edith, proprietária do sebo Sabor das Letras, conta que, desde o início das obras, os lojistas da rua já percebem a diferença:
— Essa renovação é maravilhosa, temos muito mais gente circulando pela rua, mais clientes entrando nas lojas. Nós aproveitamos para renovar o nosso toldo e deixar a loja mais novinha também. Acho que, daqui para frente, só vai melhorar.
Segundo Rafael Salim, proprietário da papelaria Infopaper, coordenador do Núcleo do Centro Histórico da CDL e diretor de patrimônio da mesma entidade, a revitalização da região é, além de uma medida necessária, também uma forma de valorizar o centro da cidade, oferecendo mais segurança e caminhabilidade para que a população possa não apenas circular, mas apreciar a beleza da rua.
— Mesmo com as obras acontecendo, venho notando há alguns meses que o fluxo de pessoas dobrou. Antes, as pessoas passavam aqui olhando para baixo, com medo de cair, e nem percebiam o comércio da rua. Muita gente chega a entrar na loja e perguntar se é nova, sendo que estamos aqui há onze anos.
Continua depois da publicidade
Cerca de duas décadas atrás, com a saída das linhas regulares de ônibus do Terminal Cidade de Florianópolis, comerciantes da região percebem que as ruas do chamado “centro leste” estão quase abandonadas. Atualmente, essa parte da cidade despertou uma vocação boêmia, e muitos estabelecimentos novos, em especial bares e restaurantes, trouxeram vida a um conjunto de ruas que estava praticamente decadente. No entanto, a ocupação do espaço no período noturno não é suficiente, e Salim acredita que é necessário haver equilíbrio:
— Esse mutirão quer trazer mais vida e prosperidade para as ruas do centro. A CDL vem participando de todo o processo de revitalização da região desde o início, com a Feira Viva Cidade, em que conseguimos provar que era possível, mesmo com poucos recursos, aumentar a circulação de pessoas por aqui. Desde então, seguimos contribuindo com a mudança do panorama do nosso Centro Histórico.
Com uma equipe vinda de Curitiba e funcionários contratados em Florianópolis, a ACGB realiza serviços para a conservação das cidades e de seus espaços públicos. Deisi Momm Fonseca, assistente social e coordenadora de projetos da ACGB, destaca a atuação da instituição no mutirão:
— É muito gratificante transformar um espaço que estava degradado em um lugar onde as pessoas voltam a circular. Os comerciantes e moradores se engajam e, quanto mais mobilizamos as pessoas, mais elas percebem que o espaço público é nosso para usufruir, mas também para cuidar. Mais do que tudo, é uma forma de desenvolver e incentivar a cidadania.
Continua depois da publicidade
José Nitro da Silva Neto, diretor da Casas da Água, conta que fazer parte do projeto de revitalização da região é um motivo de orgulho:
— A limpeza em si e o cuidado que o centro de Florianópolis recebe com o mutirão remete a uma vida nova. Além disso, onde se coloca cor, se coloca alegria, e esta também é uma característica da nossa cidade que queremos evidenciar sempre que tivermos a oportunidade. Nos sentimos privilegiados em ter a Casas da Água e as cores da Suvinil fazendo parte desta ação que fará toda a diferença para Florianópolis.
Encerramento da obra
No sábado, 24, as obras na rua serão entregues e o mutirão já terá sido finalizado. Para celebrar esse encerramento, a CDL está organizando uma edição especial da Feira Viva Cidade. A festa será realizada na rua João Pinto, das 9h às 14h.
Próximas ruas
Além da João Pinto, a primeira a ser contemplada pelos serviços da PMF, as outras ruas do centro leste também passarão pelo processo de revitalização. A rua Tiradentes já está em obras desde 5 de junho.
Continua depois da publicidade
As ruas Arcipreste Paiva, dos Ilhéus, da Praça Fernando Machado e a que fica em frente à Catedral, no entorno da Praça XV de Novembro, a Rua Nunes Machado e o calçadão da Rua Antônio Luz (em frente ao Terminal Cidade de Florianópolis) também receberão restauros e seus próprios mutirões de limpeza e preservação.
Leia também
Evento reúne autoridades do setor supermercadista de todo o Brasil em Balneário Camboriú