Cadeiras espreguiçadeiras, trapiche com piso colorido, duas quadras de esporte e parede de escalada para as crianças. Essas são algumas das estruturas disponíveis para a população depois da revitalização do Centro Histórico de São José, na Grande Florianópolis. A obra da orla será entregue oficialmente neste sábado (14), a partir das 14h, mas quem esteve no local antes da cerimônia, já aproveitou o que o espaço tem a oferecer.
Continua depois da publicidade
Foi exatamente isso o que a estudante e moradora da cidade há oito anos Sandra Sousa, 39, aproveitou para fazer enquanto mostrava São José para Sara Raquel Sousa da Silva, que mora no Rio Grande do Sul e está a passeio em Santa Catarina.
— Apesar da vista bonita [a estrutura] não tinha bancos adequados como agora. O trapiche ficou bonito também. É outra paisagem. Para as pessoas ficarem mais tempo, isso aqui é o ideal, ter um banco, as plantas. Agora dá para aproveitar a vista e ter um local de lazer — diz Sandra Sousa.
Nas palavras dela, a instalação de uma “praça com a placa da cidade, faz com que o bairro fique mais bonito até para tirar algumas fotos”. A garçonete Soraia Silva Cruz, 28 anos, concorda:
— O trapiche ali para as pessoas tirarem foto ficou bem legal. As quadras de esporte também. Antes não tinha essas coisas, era bem mais simples, quase não tinha opção para quem vinha aqui. Eram só uns banquinhos, mas não tão legal e atrativo como está agora. Ficou melhor para todos.
Continua depois da publicidade

Um local para aproveitar com os amigos
Soraia Silva Cruz afirma ainda que, a partir de agora, irá aproveitar muito mais o Centro Histórico de São José. Nas mudanças da região, o que mais chamou a atenção dela foram as cadeiras de descanso, instaladas nas diagonais do trapiche.
— Aquela cadeirinha de frente para o mar eu já fui várias vezes e fiquei ali — conta.
Já a Ester Araújo de Carvalho, 20 anos, está se programando para fazer uso das mesas acompanhadas de cadeiras, que foram distribuídas pela orla.
— Os bancos são tops. Mas quero vir nas mesinhas jogar um truco com os amigos. É uma boa sair do serviço e aproveitar aqui — afirma Ester.
O autônomo Maike Santiago, 25 anos, morador de São José avaliou a restauração como "incrível".
Continua depois da publicidade
— Ficou muito bom. Aquele totem de segurança é algo bem bacana. A praça toda em si está boa, mas na parte mais “aberta” dá até para fazer um piquenique e alguns exercícios nos equipamentos. Antes só tinha o antigo ginásio, que estava todo deteriorado — disse.

Já Pamela Andriele Martins, 25 anos, ressaltou que antes ela já aproveitava o local, mas agora há mais alternativas para desfrutar o bairro.
— Antes eu já vinha aqui, mas só dava para olhar o mar e agora dá pra se exercitar, fazer um lanche. Eu gostei muito porque vai dar para parar, sentar, comer, trazer um pessoal para jogar alguma coisa — comentou Pamela.

As crianças também ganharam um espaço, pois foi instalada uma parede de escalada para que elas aproveitem os momentos ao ar livre juntos com os adultos.
Continua depois da publicidade
As obras de revitalização do Centro Histórico de São José começaram em dezembro de 2018 e tinham prazo para entrega em julho deste ano. Segundo a prefeitura, a revitalização custou cerca de R$ 3,5 milhões.