Dois bairros de Florianópolis concentram os números mais altos de casos ativos de coronavírus. O Centro é um deles. O outro é Ingleses, no Norte da Ilha. Cada um tem 80 doentes em tratamento, segundo dados da prefeitura municipal desta quinta-feira (18). Em terceiro no ranking está o Itacorubi, com 70.
Continua depois da publicidade
> Pandemia em SC: “precisamos fechar o comércio”, diz infectologista da Dive
No total, a Capital catarinense tem 1.660 pacientes infectados e ainda capazes de transmitir o vírus, de acordo com dados do Covidômetro, atualizados diariamente pela prefeitura.
Desde o início da pandemia, o município já confirmou 57.115 diagnósticos da doença e 442 mortes, ainda segundo a prefeitura. Outros 18.818 exames seguem em análise na Capital.
> SC pede carga extra de vacinas contra Covid-19 ao Ministério da Saúde por crise no Oeste
Continua depois da publicidade
No acumulado de casos por bairro, a lista segue uma ordem similar, com o Centro em primeiro, com 6.577 casos confirmados, seguido de Ingleses, com 3.814 e do Itacorubi, com 2.564 (confira tabela abaixo). A reportagem considerou apenas os números absolutos e não o relativo, que leva em conta quantas pessoas residem e circulam na região.
Casos confirmados de Covid-19 por bairro
https://www.datawrapper.de/_/wQq7z/
Epidemiologista e integrante do Departamento de Saúde Pública da UFSC, Lúcio Botelho, explica que é necessário avaliar a população flutuante, a real, e a estimada para fazer uma análise adequada da transmissão em cada uma dessas áreas. No entanto, o especialista também destaque que quanto mais pontos de comércio ou de lazer existirem nos locais, como ocorre nos bairros de Florianópolis, maiores serão as aglomerações e o número de contaminados.
– A gente só teria chance (de reduzir o contágio) se realmente fechasse. Nós tínhamos que ter a coragem de fechar o país inteiro por 21 dias, pra dar uma quebra de circulação do vírus – comenta Botelho.
Para o epidemiologista, embora existam protocolos definidos sobre como agir nos espaços de maior circulação, é necessário convencer a população de sua importância:
Continua depois da publicidade
– Eu não acredito em protocolos que precisem de fiscalização. Se pessoas acreditassem, elas seguiriam. Mas a leitura que se passa é de que se tiver leito de UTI disponível, as pessoas vão se salvar. E então, só vão ter noção real da doença quando uma pessoa próxima morre.
> SC tem alta de casos ativos de covid-19 e registra o maior número em dois meses
Bairros com mais casos ativos na Capital
Entre os bairros com mais casos ativos, ainda aparecem o Rio Vermelho, Estreito, Trindade, Córrego Grande e Canasvieiras. Agronômica e Coqueiros também seguem a lista e aparecem lado a lado. Confira abaixo.
Centro – 80 casos ativos.
Ingleses – 80 casos ativos.
Itacorubi – 70 casos ativos.
Rio Vermelho – 61 casos ativos
Estreito – 53 casos ativos.
Trindade – 44 casos ativos.
Córrego Grande – 43 casos ativos.
Canasvieiras – 42 casos ativos.
Agronômica – 34 casos ativos.
Coqueiros – 34 casos ativos.
Leia também
Tiros e barricada na SC-401 em Florianópolis foram motivados por protesto, diz polícia
SC confirma mais dois casos da nova variante do coronavírus