O Centro de Valorização da Vida (CVV) pode ganhar novamente espaço de atuação em Joinville. A partir de uma reunião que ocorre nesta sexta-feira, às 19 horas, no Senac, será criado um comitê pró-fundação do serviço na cidade.
Continua depois da publicidade
O encontro é gratuito e aberto ao público. João Régis da Silva, coordenador regional de expansão para os Estados do Paraná e Santa Catarina, estará em Joinville e explica que o CVV é uma associação filantrópica, criada há 50 anos em São Paulo. Sua principal atuação é na prevenção do suicídio.
E é João Régis quem adianta a importância da atenção às pessoas que possam estar passando por angústias ou tristezas profundas e não conseguem dividir suas emoções com os outros, na tentativa de evitar o pior.
– Observando as falas, os gestos, as atitudes e, principalmente, a mudança de comportamento, pequenas coisas podem ajudar a identificar riscos – afirma João.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, quando se percebe tal situação, é importante aproximar-se da pessoa, colocar-se disponível e, se for permitido, falar sobre o que se está percebendo.
– Tudo sem o tradicional aconselhamento ou projeção das nossas ideias – diz.
Atendimento no País Em todo o Brasil, o CVV conta com 72 postos e 2.500 voluntários que se revezam em plantões, prestando atendimento emocional àqueles que queiram ou precisem conversar sobre dores, dificuldades, alegrias e sonhos frustrados ou realizados.
Tudo é feito com garantia de sigilo, anonimato e privacidade da conversa. Os voluntários são treinados e capacitados para conversar e ouvir.
Continua depois da publicidade
– Como voluntário do CVV atendo a muitas pessoas que agradecem o trabalho que fazemos.
João conta que, nos últimos dez anos, foram atendidas mais de um milhão de pessoas.
– Isso nos credencia para continuarmos nossa missão de prevenção do suicídio e de valorização da vida – ressalta João.
O QUÊ: Reunião comitê pró-CVV.
QUANDO: nesta sexta-feira, às 19 horas.
ONDE: sala 3 do Senac, na rua Visconde de Taunay, em Joinville.
INFORMAÇÕES: www.cvv.org.br.