Em Joinville, o atendimento do Centro de Triagem do Coronavírus começa nesta quarta-feira (1). Ele foi aberto às 8 horas e, a partir de agora, permanece aberto com atendimento 24 horas e gratuito. O Centro de Triagem foi montado na Associação Atlética Tupy, no bairro Boa Vista, na zona Leste da cidade, ao lado da Unisociesc e perto do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt.

Continua depois da publicidade

>> Conteúdo gratuito: em site especial, leia todas as notícias sobre coronavírus

O local vai funcionar com 25 salas. Destas, 20 são para avaliação clínica. Ele foi planejado para que os pacientes passem por etapas até chegarem ao atendimento, que será coordenado pelo infectologista Luiz Henrique Melo, que atua nos hospitais São José e Dona Helena, em Joinville. Alunos do último ano do curso de medicina da Univille irão atuar no local para auxiliar os médicos e enfermeiros.

— Inicialmente, teremos 20 pessoas atendendo por turno de seis horas e farão a análise simultânea de 20 pessoas durante 24 horas do dia — explica Melo.

Como funcionará o Centro de Triagem de Joinville:

Antes de sair de casa, o paciente com suspeita de coronavírus deverá entrar em contato com a central de informações do coronavírus em Joinville por meio do Ligue-Saúde e do Web Saúde, da Secretaria da Saúde de Joinville. É possível telefonar ou enviar whatsapp para o número (47) 3481-5165, de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h30. A central está instalada na Secretaria da Saúde com 20 estações de atendimento. Do outro lado da linha, está um médico da rede pública ou um médico voluntário para esclarecer dúvidas.

foto mostra pias em ambiente externo
Pias foram instaladas para higienização de quem chega ao Centro de Pré-atendimento (Foto: Carlos Júnior, Divulgação)

Ao chegar na Central de Triagem do Boa Vista, o paciente será encaminhado para avaliação em áreas com ambulatório e macas. Na forma como o espaço foi planejado e montado, as pessoas que chegam não têm contato com outras que passaram por avaliação e estão de saída. Também haverá ambulância de plantão para encaminhamentos aos hospitais.

Continua depois da publicidade

O Centro de Triagem foi articulado em parceria com a iniciativa privada, por meio do comitê de crise da Associação Empresarial de Joinville (Acij). Ele foi montado dentro de um ginásio da Associação Atlética Tupy. Empresas e universidades de Joinville uniram-se para viabilizar este espaço, que tem como objetivo evitar aglomerações em hospitais e unidades de pronto-atendimento.

— Ele é o resultado do esforço e participação de toda a comunidade de Joinville. Ele está sendo montado como suporte à rede de atenção. Assim evitamos que as pessoas se desloquem para hospitais e Pronto Atendimentos sem necessidade — disse o secretário de saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva.

Um modelo igual vai funcionar no Hospital São José, na avenida Getulio Vargas. No novo espaço do hospital, o paciente que chega é recebido por profissionais da saúde e encaminhado ou para o atendimento de rotina ou para a triagem.

— Criamos um novo pronto socorro, com equipamento de proteção individual e protocolo específico — informou o diretor clínico do Hospital São José, Niso Balsini.

Continua depois da publicidade

De acordo com Balsini, apenas pacientes com sintomas típicos de coronavírus, como febre alta, tosse e falta de ar, com necessidade de internação, entram neste fluxo. Quem não tem sintomas evidentes de coronavírus é encaminhado para outro espaço, evitando risco de contágio.