O sucesso do craque Roberto Firmino, astro do Liverpool e da Seleção Brasileira, virou o principal cartão de visitas das categorias de base do Figueirense.
Continua depois da publicidade
A casa que revelou o atacante, há pouco mais de uma década, hoje mantém 100 jovens atletas com o sonho de um futuro parecido. Pelo menos 68 deles dormem nas dependências do clube, no Estádio Orlando Scarpelli, no bairro Estreito. A reportagem não teve acesso aos alojamentos.
Como os atletas estavam de férias até a última semana, a assessoria de comunicação do clube informou que o momento seria aproveitado para os trabalhos rotineiros de manutenção e limpeza. Imagens enviadas pelo próprio clube mostram que os dormitórios têm beliches e os atletas contam com armários individuais.
A exemplo do Avaí, o Figueira também concentra parte das atividades voltadas à base em seu próprio estádio. É lá que os meninos dormem e fazem as quatro refeições diárias – a direção do clube encaminha mudança no fornecimento para dar mais qualidade à alimentação. Já os treinamentos ocorrem no CT em Palhoça, onde o aparato médico e de fisioterapia está à disposição.
A estrutura garantiu ao alvinegro o Certificado de Clube Formador padrão A pela CBF, válido por dois anos. Segundo a direção do Figueira, os trabalhos na base demandam um orçamento de R$ 4,5 milhões por ano.
Continua depois da publicidade
— A base tem peso significativo no orçamento. Isto resulta nesse reconhecimento da CBF. Mostra a importância e a relevância que o Figueirense dá ao tratamento desta categoria — destaca o diretor de planejamento e relações institucionais do clube, Murilo Flores.
Como o Scarpelli e o CT em Palhoça ficam distantes, os meninos são deslocados de ônibus todos os dias. Para dar mais comodidade aos jovens, a direção tem planos de construir um novo alojamento em Palhoça.
Ficha técnica
CT – O alojamento fica nas dependências do Estádio Orlando Scarpelli
Estrutura – Alojamentos dos atletas e refeitório e ficam no Estádio Orlando Scarpelli
Jovens atendidos – Aproximadamente 100
Jovens abrigados pelo Clube – 68
Categorias – Sub-15, sub-17 e sub-20
Última vistoria – Vigilância Sanitária – 19/11/2018 (regular)/ Bombeiros – 10/04/2018 (regular)
Continua depois da publicidade