Uma especialidade da medicina está ganhando cada vez mais notoriedade: os Centros de Reprodução Humana, que usam a ciência e a tecnologia para ajudar pessoas que encontram dificuldades para engravidar de maneira natural.
Continua depois da publicidade
Os Centros de Reprodução Humana utilizam diversas técnicas, de baixa, média e alta complexidade, além de uma variedade de procedimentos. Cada caso precisa de um diagnóstico preciso para escolher o tratamento mais eficaz para solucionar o problema da infertilidade.
Por isso, antes de procurar uma clínica, é necessário entender a atuação desses centros e contar com o apoio de profissionais capacitados para orientar sobre qual o melhor serviço a se escolher na jornada reprodutiva.
O que é um Centro de Reprodução Humana?
Um centro de reprodução humana é uma clínica médica voltada para ajudar as pessoas que enfrentam dificuldades para ter filhos naturalmente. O objetivo é combater problemas de infertilidade feminina, masculina, conjugal e sem causa aparente através de tratamentos que possibilitem uma gestação saudável.
A partir do diagnóstico preciso sobre o que está impedindo a gravidez, é possível determinar a técnica de reprodução assistida mais indicada para aumentar as chances de uma gestação. Da mesma forma, os centros de reprodução humana também estão aptos a ultrapassar barreiras para que casais homoafetivos e mães e pais “solos”, também formem famílias.
Continua depois da publicidade
Os Centros de Reprodução Humana estão em constante evolução, contando com novas tecnologias, técnicas, testes e possibilidades que aumentam as chances de sucesso dos tratamentos. Neste sentido, abrem-se caminhos para as pessoas que buscam preservar a fertilidade, bem como aquelas que necessitam de ajuda da medicina reprodutiva para realizar o sonho de ter um filho.
A Relevância do Centro de Reprodução na Jornada da Fertilidade
Os centros de reprodução humana se tornaram cada vez mais presentes na vida de milhares de pessoas que necessitam de ajuda da medicina para realizar o sonho de ter filhos.
Os casos de infertilidade são muito comuns. Definida como a incapacidade de conceber após um ano de tentativas sem método contraceptivo, a infertilidade é um problema que atinge 15% da população, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A causa pode ser fatores femininos (40% dos casos), masculinos (40%), do casal (10%) ou não ter motivo aparente (10%) sendo necessário a ajuda de especialistas em Reprodução Humana para identificar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
Além disso, mudanças de comportamento na sociedade, como a tendência das mulheres em postergar a maternidade e as novas configurações familiares aumentaram a procura pelos centros de reprodução humana.
Continua depois da publicidade
Desta forma, na jornada da fertilidade, as pessoas encontram nos centros de reprodução humana possibilidades viáveis para realizarem o sonho de formarem famílias.
Tratamentos oferecidos
O primeiro passo para um tratamento eficaz é um diagnóstico preciso. Somente após uma avaliação individualizada e completa de cada caso, os especialistas poderão indicar o caminho a ser seguido.
Veja abaixo os principais tratamentos de reprodução assistida mais comuns:
● Coito Programado
O coito programado é uma técnica de reprodução assistida de baixa complexidade, baseada no acompanhamento do ciclo menstrual para determinar o período fértil da mulher. Desta forma, sabendo quando a mulher vai ovular, o médico orienta o casal a ter relações sexuais otimizando o encontro do espermatozoide com o óvulo, e assim, facilitando a fecundação.
O tratamento é indicado para casos leves de infertilidade, como a anovulação, pois otimiza o encontro do espermatozóide com o óvulo no corpo da mulher, aumentando as chances de fecundação. Pode-se usar medicamentos indutores de ovulação para aumentar as chances de sucesso.
Continua depois da publicidade
● Inseminação artificial
A inseminação artificial (IA) é usada em casos de infertilidade masculina leve e feminina com taxa de sucesso em torno de 20%. O tratamento consiste na introdução dos espermatozóides diretamente dentro da cavidade uterina da mulher no momento da ovulação, com o objetivo de facilitar a fecundação do óvulo.
Também chamada de inseminação intrauterina (IIU), a técnica de baixa complexidade é indicada quando há leve alteração nos espermatozóides, e em casos de infertilidade sem causa aparente.
● Fertilização in vitro (FIV)
A Fertilização In Vitro (FIV) é uma das técnicas de reprodução assistida de alta complexidade que tem ajudado milhares de pessoas a superarem problemas de infertilidade . O tratamento ficou conhecido em 1978, com o nascimento de Louise Brown, na Inglaterra, o primeiro bebê de proveta do mundo.
A técnica evoluiu muito nas últimas décadas, e promove o encontro do óvulo e do espermatozoide em laboratório, fora do corpo da mulher, facilitando que ocorra a fecundação. As taxas de sucesso da FIV são de cerca de 50%.
Continua depois da publicidade
Os embriões formados são armazenados e cultivados em laboratório, selecionados e posteriormente transferidos ao útero onde será feita a gestação. No entanto, as chances do tratamento ter eficácia depende de fatores como a idade da mulher, reserva ovariana, receptividade endometrial, qualidade do esperma, entre outros.
Veja as etapas da FIV:
Estimulação ovariana
Com uso de medicamentos hormonais, a indução ovariana estimula que um maior número de folículos, que contêm os óvulos, cresça e amadureça. Dessa forma, é possível obter mais óvulos para serem fertilizados.
Durante o período de estimulação, realizam-se exames de ultrassonografias para acompanhar o crescimento dos folículos, até que estejam prontos para coleta.
Punção folicular
Quando os folículos alcançam o tamanho ideal, ocorre a coleta de óvulos através da punção folicular. Todos os folículos que responderam ao estímulo hormonal e se desenvolveram são aspirados por uma agulha fina, guiada pelo ultrassom transvaginal. O procedimento é simples e rápido e acontece sob anestesia.
Continua depois da publicidade
Coleta de Sêmen
No caso dos homens, o sêmen é coletado através de masturbação ou por punção testicular, quando não há espermatozóides no ejaculado. O próximo passo é selecionar os espermatozoides mais saudáveis e viáveis para a facilitar a fecundação.
Fecundação
No tratamento de Fertilização In Vitro, a fecundação ocorre em laboratório. Dessa forma, o encontro do óvulo com o espermatozóide para formar o embrião acontece fora do corpo da mulher, com a ajuda do embriologista.
Cultivo e transferência embrionária
Os embriões formados no laboratório são cultivados em uma incubadora por alguns dias, até serem transferidos para o útero materno. Isto acontece geralmente no quinto dia (D5) do desenvolvimento, quando o embrião atinge o estágio de blastocisto. Em casos de exceção, pode ocorrer no terceiro dia (D3).
Injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI)
A Injeção Intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI) é um procedimento realizado durante a Fertilização In Vitro, quando a fecundação dos gametas ocorre em laboratório. Todas as etapas acontecem da mesma forma que a FIV tradicional, mudando apenas a parte da fecundação.
Continua depois da publicidade
Na ICSI, um único espermatozóide pré-selecionado é introduzido diretamente dentro do óvulo, potencializando as chances de fecundação entre 60% e 80%. Ou seja, nesta técnica existe a interferência direta do embriologista.
Assim, o tratamento ICSI é muito indicado quando o problema de infertilidade é causado por fator masculino, especialmente para casos de astenozoospermia ou teratozoospermia.
Como escolher o melhor Centro de Reprodução Humana?
A escolha do melhor centro de reprodução humana é uma das decisões mais importantes para quem necessita de ajuda médica na jornada reprodutiva.
Antes de mais nada é importante escolher uma equipe médica altamente experiente e qualificada, e um time de profissionais multidisciplinar, preparados para um atendimento personalizado. Também é fundamental que o centro conte com tecnologia de ponta, disponibilizando laboratório de embriologia de última geração e os mais modernos equipamentos para tratamentos de reprodução humana.
Continua depois da publicidade
Outro ponto-chave na escolha do centro de reprodução humana é a capacidade de investigação. O diagnóstico correto e preciso é o ponto de partida para um tratamento assertivo.
E para finalizar, também é importante avaliar a estrutura física, o conforto e a privacidade oferecidos para atender às expectativas e necessidades dos pacientes.
Taxas de sucesso e credibilidade
A credibilidade, eficiência e a reputação de um centro de reprodução humana são fatores determinantes na hora de escolher uma clínica de fertilidade. São elementos construídos ao longo de experiência e resultados com taxas de sucesso relevantes. É o caso da Nilo Frantz Medicina Reprodutiva, clínica com mais de 20 anos de uma trajetória de sucesso no Brasil.
Fundada pelo especialista Dr. Nilo Frantz, a clínica é uma das mais conceituadas e experientes do Brasil, com unidades em Porto Alegre-RS, Novo Hamburgo-RS e São Paulo. Além disso, conta com mais de 30 médicos parceiros no sul do país.
Continua depois da publicidade
E agora conta com uma unidade na cidade de Criciúma-SC em parceria com os especialistas Dr. Fábio Alexandre Messer e Dra. Luciana Isolde Nunes Bongiolo.
Com infraestrutura moderna e laboratórios de alta performance, a clínica vem desde a fundação, em 2003, transpondo barreiras e ajudando milhares de pacientes a terem filhos. São mais de 4 mil bebês nascidos com a ajuda dos profissionais da Nilo Frantz, que se sentem realizados em fazer parte de cada uma dessas histórias com final feliz.