Uma doença que desafia a ciência e exige o máximo das pessoas: assim tem sido a luta contra a Covid-19. Causada pelo novo coronavírus, que em um ano provocou mais de 1,8 milhão de vítimas fatais em todo o mundo, pode deixar sequelas mesmo em quem apresenta sintomas leves. Para dar suporte na superação dessas limitações provocadas pela infecção, a Prefeitura de Itajaí abriu um Centro de Reabilitação Pós-Covid. No espaço são oferecidos tratamentos em diversas especialidades para auxiliar na recuperação das pessoas acometidas pela doença.
Continua depois da publicidade
O centro está preparado para atender quem, mesmo após a cura, permanece com sequelas respiratórias, motoras ou emocionais após contágio pelo novo coronavírus.
Tratamento das sequelas devolve a qualidade de vida aos pacientes
Após a recuperação, muitos pacientes infectados pelo coronavírus enfrentam ainda o desafio de retomar a rotina anterior à doença. Nessa fase as sequelas deixadas pela Covid-19 ficam evidentes e podem comprometer a qualidade de vida do paciente.
É o que apontam as pesquisas que estão sendo feitas sobre o tema. Estudos realizados pelo Hospital das Clínicas em São Paulo demonstram que cerca de 40% das pessoas recuperadas de Covid-19 permanecem com alguma sequela após receberem alta hospitalar. Por vezes o paciente continua com sintomas que desenvolveu durante a fase infecciosa da doença, como falta de ar, cansaço e perda de olfato e paladar; em outras situações são observados o surgimento de novos sinais, como fadiga constante, fraqueza muscular, depressão e ansiedade.
Enquanto a lista de sequelas observadas permanece em constante crescimento, as equipes médicas se desdobram para compreender a melhor forma de devolver a qualidade de vida para quem venceu a primeira batalha contra a doença.
Continua depois da publicidade
É esse o foco do espaço inaugurado em Itajaí. No local as sequelas poderão ser assistidas mais rapidamente, aumentando a eficiência e reduzindo o tempo de tratamento. Na unidade atua uma equipe multiprofissional composta por cerca de 10 pessoas entre fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores físicos, nutricionistas e psicólogos. Dentro das especialidades e com a observação do quadro de cada paciente os profissionais traçam estratégias de terapias.
Novo espaço é o primeiro do município focado no tratamento das sequelas da doença
Além dos esforços para conter o avanço do vírus em Itajaí e assegurar atendimento médico em caso de confirmação de infecção, o município decidiu também prestar uma assistência ainda mais qualificada para aqueles acometidos pela doença. A criação do Centro de Reabilitação Pós-Covid surgiu com a percepção da prefeitura do aumento dessa demanda entre pacientes e servidores da área da saúde que haviam sido infectados pelo novo coronavírus. Em um primeiro momento foi realizada a montagem da estrutura com reforma da antiga unidade de saúde ao lado do Parque Dom Bosco, no bairro Dom Bosco. O espaço é o primeiro do tipo na cidade e está atendendo ao público desde o dia 14 de dezembro.
Os profissionais que fazem parte da equipe que atua no Centro de Reabilitação Pós-Covid estão preparados para avaliar e orientar o paciente, observando os relatos tanto de sintomas quanto de sequelas já que esses variam muito para cada infectado. Eles realizam ainda o acompanhamento dessas pessoas para garantir aos recuperados da doença a melhor qualidade de vida possível. Sendo assim, os itajaienses que foram infectados pelo novo coronavírus e após o período de isolamento ainda permaneceram sentido qualquer tipo de mal-estar deverão procurar as unidades básicas de saúde onde receberão o encaminhamento para o novo espaço. A partir de então poderão ter acesso aos tratamentos para as principais sequelas deixadas pela Covid-19 como ansiedade, dificuldade de respiração, atrofia muscular devido à internação hospitalar e sequelas na voz, por exemplo.
Outra novidade no acolhimento a estes pacientes é a oferta de práticas integrativas e complementares que também estão sendo disponibilizadas. Pacientes que ficaram com alguma sequela da doença devem buscar a unidade básica de saúde mais próxima para serem encaminhados ao Centro. Todos os tratamentos são gratuitos e realizados por meio da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) com horário de atendimento de segunda a sexta-feira entre 7h e 18h. Mais informações pelo telefone e Whatsapp (47) 9 8833-6547.
Continua depois da publicidade