Florianópolis conta com um novo Centro de Operações da Defesa Civil para realizar monitoramentos, cadastros de ocorrências e outras atividades. Um novo espaço mais moderno, maior e que atende às necessidades dos agentes. Além disso, a nova estrutura permite mais agilidade nas vistorias, averiguações e emissão de relatórios de riscos, tanto de ocorrências realizadas como de previsões de desastres ambientais.
Continua depois da publicidade
> Projeto cria rede de apoio para mulheres que convivem com pessoas com deficiência
Localização e estruturada da nova sede
O novo Centro de Operações está localizado no terceiro andar da Passarela do Samba Nego Quirido, no Centro de Florianópolis. No total, o investimento da Prefeitura de Florianópolis no novo espaço foi de aproximadamente R$ 250 mil. A inauguração aconteceu no dia 17 de março deste ano e as obras foram iniciadas em agosto do ano passado.
A nova sede conta com espaço para alojamento de agentes e voluntários e sala de instruções, que permite a qualificação continuada dos agentes voluntários e treinamento dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs).
Formação de agentes voluntários
A formação de agentes voluntários de Defesa Civil é uma das diversas atribuições que são desempenhadas pela Defesa Civil. No total, cerca de 150 voluntários já foram formados pelos Nupdec’s e Cursos de Voluntariado em Emergência em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Um projeto de destaque entre os voluntários é a parceria com a Ordem de Advogados do Brasil Seccional Santa Catarina, através da Comissão de Proteção às Vítimas. Nesse projeto, um grupo de advogados de diversas áreas faz suporte jurídico às vítimas de desastres quando acionados.
Tecnologia utilizada como aliada das ações da Defesa Civil
Segundo o secretário de Segurança Pública de Florianópolis, Araújo Gomes, a tecnologia vem se tornando uma das grandes aliadas da Defesa Civil da Capital. A aquisição de drones para utilização em vistorias já é uma realidade e, agora, a modernização do Centro de Operações é outro auxílio à equipe.
“Temos uma sala com monitoramento online que permite mais rapidez para as equipes identificarem pontos de alerta na cidade. A capacitação aliada às inovações proporcionam aos cidadãos maior segurança e confiabilidade na nossa Segurança Pública”, ressalta o secretário Araújo Gomes.
Competências da Defesa Civil da Capital
Por ser um serviço essencial de segurança pública para a cidade, a Defesa Civil, assim como a Guarda Municipal, tem uma atuação de 24 horas, em que os agentes realizam plantão para garantir prevenção e atendimento a ocorrências e situações de emergência.
Continua depois da publicidade
O principal objetivo da Defesa Civil é fazer cumprir a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, para que as atividades de sua competência, previstas na Lei Complementar 741/2019, sejam realizadas com eficiência e agilidade.
Entre essas atividades, podemos destacar o mapeamentos e monitoramento das áreas de risco da cidade; as avaliações em edificações que sofrem de alteração estrutural, independente da causa; e a fiscalização em área onde houve realocação de moradias situadas em área de risco nível 3, quando não há possibilidades de estruturação ou inviável financeiramente.
O acompanhamento das variações climáticas de maneira online e a produção de estáticas e números que possam subsidiar na tomada de decisões dos governantes também é uma das principais atribuições da Defesa Civil.
Além disso, cabe à Defesa Civil articular os órgãos envolvidos nas atividades de emergência, objetivando mobilizar estruturas necessárias na execução de tarefas essenciais ao restabelecimento da normalidade.
Continua depois da publicidade
No caso de eventos adversos de grande porte, a Defesa Civil é responsável por avaliar se há preenchimento dos requisitos para a decretação de situação de emergência ou calamidade pública, assim como, na entrega de itens humanitários e preenchimento de relatórios e outros documentos, que possam servir de respaldo na busca de recursos financeiros para resposta e prevenção.
Leia também
Fort Atacadista adota praça do Largo da Alfândega em Florianópolis
Após dois anos de pandemia, Florianópolis convida todos a voltarem a viver a cidade